Foto: PSTU Ceará
PSTU Ceará

O PSTU lança oficialmente a pré-candidatura do operário da construção civil Zé Batista ao governo do Ceará. O evento foi realizado virtualmente e reuniu militantes, filiados e apoiadores.

Para Zé Batista, “a pré-candidatura do PSTU é radicalmente oposta a tudo que está aí. São as mãos de operários e operárias que constroem tudo na sociedade, por isso a classe operária também precisa governar. Defendemos um governo socialista, sem opressão e exploração. Sem acordo nenhum com a burguesia que tanto nos explora”.

E complementa: “defendemos um programa que acabe com a fome e a miséria. Não é possível que um estado tão rico como o Ceará possa conviver com tanta desigualdade social. Também lutamos contra o racismo, o machismo e a homofobia. Todos os dias ocorrem casos de violência e preconceito”.

O pré-candidato do PSTU critica duramente o governo Bolsonar:, “vivemos um caos no país, é fome, miséria, desemprego, inflação alta, perca de direitos trabalhistas e previdenciários”. Por isso, entendemos que “Capitão Wagner é o representante máximo do bolsonarismo em nosso estado, portanto não merece nenhum voto dos trabalhadores e do povo pobre”.

Mas também tece críticas ao PT e PDT. Após sucessivos governos, “estes partidos não transformaram a realidade social no Ceará. A população sofre com o descaso na saúde, na educação, no transporte urbano e com falta de moradia”. Segundo Zé Batista, “o PT e o grupo dos Ferreira Gomes governam para a elite e sobram apenas migalhas para o povo”. E, acrescenta: “vamos inverter totalmente essa lógica, propomos um governo em que a classe trabalhadora possa decidir tudo através de conselhos populares”.

E para que isso ocorra, vamos desde já nos “organizar nas fábricas, nos canteiros de obra, nas ocupações de terra e moradia, nos bairros da periferia, nos locais de trabalho e estudo. É hora de forjar uma alternativa socialista capaz de enfrentar os ricos e poderosos. O PSTU tem orgulho de não receber dinheiro dos patrões, não se aliar com partidos burgueses e se manter independente na luta dos trabalhadores e na defesa da construção de um polo socialista”.

O pré-candidato a vice-governador é Reginaldo Araújo, servidor público de Limoeiro do Norte e ativista do movimento ambiental e social.

Raimundão é pré-candidato a deputado estadual

O PSTU também lança a pré-candidatura de Raimundão a deputado estadual, representando os operários da construção civil. Hoje, “a construção civil é um dos setores econômicos mais fortes no Ceará, mesmo na pandemia o setor teve um crescimento expressivo. Mas esse enorme lucro dos patrões não reflete no salário do peão. Minha pré-candidatura serve como ponto de apoio à luta dos trabalhadores”, afirmou Raimundão.

Raimundão ao lado de Vera, pré-candidata do PSTU à presidência do Brasil | Foto: PSTU Ceará