Ato neste domingo, às 10h, leva apoio aos bombeiros e professores em greve

A professora Amanda Gurgel, cujo desabafo em vídeo já foi visto mais de 3 milhões de vezes na internet, estará no Rio neste domingo, para levar seu apoio aos bombeiros e professores em greve. "Tem uma parte do meu depoimento que eu mostro o número do salário do professor aqui no Rio Grande do Norte: R$ 930. E os bombeiros do Rio recebem quase a mesma coisa. É um nove, um cinco e um seis!", compara, se referindo ao piso dos bombeiros do Rio, de R$ 956,00.

Nas últimas semanas, Amanda tem percorrido diversas capitais, convidada por professores para apoiar as suas greves. Esteve em Fortaleza, Curitiba, Florianópolis e Campina Grande (PB). No Rio, participou do congresso do sindicato dos professores, há 15 dias.

O relato emocionante que fez da realidade da sala de aula tem motivado muitos professores a reagir, diante da situação das escolas. "Está acontecendo quase uma greve nacional na educação. Agora, Rio e Minas também pararam", conta a professora, que busca uma grande paralisação nacional. "No dia 16, já vamos fazer um dia de luta", anuncia.

Filiada ao PSTU, Amanda vê semelhanças entre a luta dos professores e dos bombeiros do Rio. "Há muita indignação. Nossos salários são baixos, piorou com a inflação e não podemos nem protestar?", questiona. "Não importa se é professor, se é criança, se é bombeiro… A resposta dos governos tem sido bomba e spray de pimenta", conclui.