Mobilização dura oito diasA greve dos trabalhadores da empresa Sobraer, de São José dos Campos (SP), entrou em seu oitavo dia e começou a afetar o fornecimento de peças para a produção do jato Legacy, fabricado pela Embraer. Isto porque os metalúrgicos da Sobraer são os responsáveis pela fabricação da parte traseira do jato.

Os trabalhadores da Sobraer entraram em greve no dia 11 de outubro, após rejeitarem a proposta de 7,44% de reajuste salarial oferecido pela empresa. Eles reivindicam 10% de reajuste, aumento da faixa salarial e cumprimento do acordo em relação ao Plano de Cargos e Salários firmado na DRT (Delegacia Regional do Trabalho) em março.

“Como a empresa não se manifestou, os trabalhadores decidiram, durante a assembléia, parar a produção da fábrica”, disse o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Edmir Marcolino da Silva.

A greve é por tempo indeterminado. A Sobraer é responsável pela fabricação dos painéis das aeronaves Embraer 170 e 190, além da traseira do jato executivo Legacy.