Na última quarta-feira, 9 de maio, a ampla maioria dos trabalhadores e trabalhadoras da base do Sintef-PB (Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica e Profissional da Paraíba), filiado ao Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional), decidiu desfiliar a entidade à CUT e abrir discussão sobre filiação a outra central no próximo período.

Os trabalhadores e trabalhadoras de João Pessoa, Cajazeiras e Sousa responderam a duas perguntas formuladas. A primeira era sobre a manutenção ou não da filiação da entidade à CUT. Exatos 59,25% responderam “não” à CUT. A segunda questão era sobre a importância de a entidade filiar-se a outra central. A vitória foi mais estrondosa do que na primeira pergunta: 70,92% disseram que querem que a entidade discuta a filiação a outra central. O número de votantes foi de 254.

Um processo democrático
Cabe registrar como a direção do Sintef-PB conduziu de forma democrática todo o processo. Esta discussão teve início no final de 2005 quando, em Congresso da entidade realizado em João Pessoa, os delegados e delegadas presentes decidiram iniciar a discussão na base sobre a filiação do sindicato à CUT.

Por conta das eleições para a diretoria da entidade e das eleições presidenciais de 2006, não foi possível realizar o plebiscito. Assim, no início deste ano, a diretoria encaminhou o pleito, precedendo-o de um debate na base da categoria.

Foram convocados 3 debates, realizados na sede do Cefet-PB, em João Pessoa, na Uned de Cajazeiras e na Escola Agrotécnica de Sousa. Nas discussões, sempre foram convidados representantes da CUT, da Conlutas e da Intersindical. Após essas atividades, o plebiscito transcorreu normalmente, atingindo o quorum necessário para a sua validade.

Agora é hora de organizar as lutas e a filiação à Conlutas
Após essa grande vitória dos trabalhadores e trabalhadoras do Cefet-PB, que soma-se a várias outras categorias de trabalhadores em todo o país, agora é “sair a campo” e organizar o dia 23 de maio. A direção do Sintef-PB vai ajudar a construir este dia de luta contra as reformas do governo Lula na Paraíba, junto com outras entidades, como o sindicato dos Correios, o Sindifisco, a ADUFPB e o Sinteenp. Também é hora de arregaçar as mangas e construir a Conlutas em nosso Estado, a partir dessa grande vitória da classe trabalhadora paraibana.