PALESTINA

Chega de barbárie nas prisões!

Quem viu o que são as prisões americanas de Guantânamo e Abu Garhib multiplique por mil o horror e terá um retrato das prisões israelenses. Submetidos a uma situação degradante, sofrendo humilhações de todo tipo, os presos palestinos fizeram uma greve de fome durante 19 dias, por direitos básicos. Com essa luta, conseguiram um bom número de demandas, como acabar com o isolamento de 60 presos na prisão de Ramalah, fim das revistas corporais com os presos nus, fim dos espancamentos, entre outras conquistas.

IRAQUE

Reféns desmentem governantes

O caso dos reféns no Iraque já começa a dar dor de cabeça aos governos imperialistas. Primeiro, Kenneth Bigley, o refém britânico, disse que Tony Blair, o primeiro-ministro do Reino Unido, é um mentiroso, que não está negociando nada e mentindo à população, fazendo-se passar por santo. Depois, foi a vez das duas italianas liberadas recentemente. Disseram que foram bem tratadas e que querem voltar ao Iraque, um país que amam e que está lutando por sua soberania.

Notícias confirmam fortalecimento da resistência

Os correspondentes do jornal New York Times em Bagdá, James Glanz e Thom Shanker, informam que mais de 2.300 ataques de insurgentes foram lançados nos últimos 30 dias contra alvos civis e militares . Pela permanência dos ataques e sua abrangência pelo país, mostram que há um fortalecimento das milícias, colocando em risco as eleições de janeiro, o Plano B do imperialismo para tentar consolidar seu controle sobre a região. Confirmando, portanto, a avaliação feita pelo Opinião na semana passada.
Post author
Publication Date