Aviso de demissão a professores no sistema de aulas
Rebeldia - Juventude da Revolução Socialista

Enquanto o país passa das 52 mil mortes pela pandemia de Covid-19 em meio à recessão econômica que assola o país, professores e alunos da Uninove em São Paulo foram surpreendidos pelo anúncio, no dia 22, da demissão de 300 docentes, número que, segundo a Carta Capital, pode ser ainda maior. Além do absurdo das demissões, a universidade ainda anunciou aos professores que estavam dispensados através de um email! É o absurdo da humilhação e do descaso com o emprego das pessoas!

Enquanto os professores, alguns com mais de 20 anos de casa, se aglomeravam em uma fila no Campus Vergueiro, centenas de alunos organizavam abaixo-assinados em repúdio à faculdade pelas redes sociais, chamados por muitos de “Brazilian Horror Story: Uninove”

A privatização da educação superior, aplicada por todos os governos brasileiros nos últimos 20 anos – inclusive pela gestão desastrosa de Bolsonaro e Weintraub – leva exatamente a isso. A partir da necessidade de a juventude estudar, programas como FIES e ProUni são parte de um enorme esquema lucrativo para os capitalistas do setor educacional. A EaD (Educação à Distância) é parte disso, pois economiza-se com estrutura e professores. A tecnologia, ao invés de servir para o desenvolvimento científico, é parte do sucateamento da educação e do lucro desses empresários.

Com a pandemia de Covid-19, o que era ruim piorou. Segundo a Folha de São Paulo, no ensino superior privado, 42% dos alunos afirmam que podem desistir do sonho de cursar uma faculdade, 60% alegam que o desemprego é a maior dificuldade. Muitos alunos têm dificuldade de acessar a internet, de acompanhar as aulas e realizar os trabalhos.

Estudantes, professores e funcionários não podem aceitar esta situação! É preciso lutar para garantir a manutenção pelo governo das bolsas do FIES e ProUni! Desconto e flexibilização das mensalidades! Pela abertura de contas da universidade! Por uma educação 100% pública, sob o controle dos estudantes, professores e funcionários!

Pela readmissão imediata dos professores demitidos da Uninove!

Fora Bolsonaro e Mourão!