Patronal reforça ameaça à vida de Frota em Macapá

Os donos das empresas de ônibus de Macapá (AP) realizam um verdadeiro cerco ao sindicato dos trabalhadores. Os ataques se dão por meio de várias ofensivas.

Os patrões movem processos contra o sindicato e seus dirigentes. Além disso, há a formação de uma oposição à diretoria do sindicato, com membros liberados do trabalho pela patronal. Há também o não-repasse das mensalidades dos associados à entidade ou então constantes atrasos.

Os diretores e o presidente do sindicato, Joinville Frota, candidato do PSTU à Prefeitura de Macapá, sofrem constantes ameaças. Como se não bastasse, os patrões realizam uma demissão seletiva de toda a vanguarda para tentar minar a base do sindicato.

As ameaças vão desde telefonemas ao celular de Frota, cerco por jagunços ao carro de som do sindicato, rondas em torno da casa de Frota e Liduina, sua companheira e diretora do sindicato, e até mesmo ataques como o coquetel molotov atirado contra sua casa.

Frente a esses acontecimentos, a reunião da coordenação da Conlutas aprovou uma resolução que chama todos os sindicatos a incorporarem-se na campanha em defesa da vida de Frota. No Rio de Janeiro (RJ), somaram-se à campanha o grupo Tortura Nunca Mais e a Associação dos Juízes pela Democracia. Agora se manifestou a Anistia Internacional.

Governo e Justiça não se movem
O conselheiro da OAB do Rio de Janeiro, Aderson Bussinger, que esteve em Macapá acompanhando a situação e em Brasília conversando com o ministro Tarso Genro, viu com muitas preocupações a inércia do governo e da Justiça. “A campanha política no estado está muito boa e o apoio popular é impressionante. Quando fomos ao TRE, os porteiros e faxineiros vinham se solidarizar com Frota, nos restaurantes os garçons e nas ruas a população mais carente. Mas, do ponto de vista jurídico, as coisas não se moveram”, disse.

Campanha
Proteste contra as perseguições ao Sincottrap e as ameaças aos diretores e a Frota. Escreva para:

Ministério da Justiça
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Edifício-Sede
CEP 70064-900 – Brasília – DF
Tel.: (61) 3429 3000

Governo do Amapá
Palácio do Setentrião
Rua General Rondon, 259, Centro
CEP 68906-130 – Macapá – AP
Fax: (96) 3212 1104
E-mail:governadoria@governadoria.ap.gov.br

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Avenida Mendonça Júnior, 1502, Centro
CEP 68900-020 – Macapá – AP
Tel.: (96) 3214 1702 – Fax: (96) 3214 1701 / 3223 5471

Post author
Publication Date