Conlutas organiza abaixo-assinado contra a presença das tropas da ONU no Haiti e contra os ataques aos movimentos sociais e sindicatos do país. As assinaturas serão enviadas ao Haiti, no dia 21 de novembro. Até lá, devem ser enviadas para a Secretaria Internacional da CSP-Conlutas, para o e-mail [email protected]. Confira o modelo de abaixo-assinado:

Nós, abaixo assinados, exigimos a imediata retirada das tropas de ocupação da ONU no Haiti.

Desde o inicio os governos dos países que se somaram a missão da ONU tem dado apoio a uma vergonhosa política colonialista, racista e de dominação econômica e militar do povo haitiano para garantir os interesses das grandes empresas internacionais e do imperialismo.

Temos assistido, nos últimos 7 anos, ataques às liberdades democráticas, prisões e repressão dos haitianos, além de violações de mulheres e crianças.

Agora, com o governo Martelly veio o ressurgimento dos instrumentos locais para repressão, intimidação e dominação do povo haitiano, como as bandas paramilitares, como faziam os Tonton macoutes.

Também se pensa retornar com o exército macoute de antes.

Em outras palavras: está ressurgindo a ditadura dos macoutes , agora fortalecida com o retorno de Baby Doc. Tudo isto só pode acontecer pela presença das tropas de ocupação e sua política, por traz do discurso de ajuda humanitária, de impedir o livre direito de organização e autodeterminação do povo haitiano.

São exemplos disso os casos recentes como a demissão de dirigentes sindicais do recém fundado Sindicato SOTA, as prisões de ativistas em manifestações, novos casos de estupros e assassinatos, sempre com a participação direta ou no mínimo conivência das tropas de ocupação.

Por isso, exigimos:

  • Readmissão dos dirigentes do sindicato SOTA e seu reconhecimento real pela patronal.
  • Pela livre organização sindical no Haiti;
  • Fim da repressão ao povo haitiano y dos trabalhadores em particular;
  • Abaixo a ditadura neo-duvalierista de Martelly;
  • Fim da ocupação militar do Haiti. Abaixo a Minustah!