Octacílio Ramalho, 43 anos, sociólogo e bancário, candidato a Prefeito do Rio de Janeiro

Octacílio, 43 anos, sociólogo, trabalhador da Caixa Econômica Federal, é Diretor do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e Conselheiro Deliberativo da PREVHAB – Fundo de Pensão dos Empregados da CEF. Embora seja natural do Rio de Janeiro, viveu por alguns anos no Espírito Santo onde iniciou sua militância política e sindical.

No Espírito Santo foi Presidente da Associação dos Funcionários do BNH, Diretor de Imprensa e Comunicação da Associação do Pessoal da CEF do Estado e Diretor da Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente – ACAPEMA. Neste Estado também, foi da Direção Estadual do PT e concorreu ao cargo de Deputado Estadual em 1990, pontuando como 3º. Suplente na chapa petista.

Em 1991, Octacílio Ramalho rompe com o PT pelos rumos de adaptação que este partido vem tomando nos últimos anos, principalmente a partir do desastroso Governo que Vítor Buaiz e o PT realizaram no Espírito Santo. Em 1994 é um dos fundadores do PSTU e compõe a direção municipal do partido desde de seu retorno ao Rio de Janeiro.

Em 2002, Octacílio foi candidato a Senador pelo PSTU-RJ.