A Bolívia tem uma população de mais de oito milhões de habitantes (a maioria de origem indígena), e 70% vive abaixo da linha de pobreza. Seus principais recursos minerais eram a prata, o cobre e o estanho. Ao longo de séculos foram assaltados pelos colonizadores imperialistas. A prata de Potosi foi levada por 200 anos pelos espanhóis. O estanho foi saqueado por dezenas de anos, e depois as minas semidestruídas pelo neoliberalismo. O país já perdeu 40% do seu território para Chile (a saída para o mar), Brasil (Acre), Peru e Paraguai.

Atualmente, seus principais recursos naturais são o petróleo e o gás, que também estão sendo roubados pelas multinacionais. O gás boliviano é de fácil extração e é de melhor qualidade que o venezuelano. A produção e a exportação do gás natural da Bolívia são controladas por transnacionais petrolíferas, como a British Gas, a Repsol-YPF e a Petrobras. Esta tem em suas mãos 40% das reservas do país.

O gás é vital para a sobrevivência, independência econômica e política da Bolívia. O jornalista Mirko Orgas Garcia é categórico “Ou nacionalizamos o gás ou desaparecemos como país”.
Post author
Publication Date