PSTU-Zona Leste (SP)

No dia 19 de agosto, militantes do PSTU na Zona Leste da capital de São Paulo inauguraram uma nova sede. “Quilombo das Rosas” é o nome do espaço que homenageia três Rosas: Rosa Luxemburgo, Rosa Parks e Rosa Sundermann. A atividade foi conduzida pela militante do bairro Cidade Tiradentes, Shirley. A inauguração ainda contou com uma fala de Vera Lúcia, nossa candidata a Presidente em 2018 e 2022. Ela emocionou a todos falando sobre as lutas da classe trabalhadora e a necessidade de organização do partido revolucionário e de luta pela construção de uma nova sociedade sem opressão e exploração, uma sociedade Socialista.

A atividade contou com a presença de militantes históricos, ativistas e amigos do partido. Teve operários metalúrgicos, moradoras da Comunidade Kampala da Penha, juventude de escolas secundaristas e universitárias, trabalhadoras da CPTM, professoras estaduais e municipais, trabalhadores do Judiciário, gente de Cidade Tiradentes, Itaquera, Mogi, São Miguel, ABC e Osasco.

Além das falas políticas, o encontro contou com muita poesia. O companheiro Atnágoras, operário da construção civil de Belém e membro da Coordenação Nacional da CSP Conlutas escreveu um poema especial para o novo espaço:

Rosa para quem te segue /
Ergue um novo Quilombo /
“Combo” / como este hoje /
ZL / Pedra de Povo… /
…num novo com o qual se ergue /

Rosa de escrita e ação /
Outra de raça e combate /
Rosa, revolução e Arte /
Parte, Partido e porção /
De vida / que feito a parte /
É flor de Rebelião /

Aqui / eis um ponto de apoio /
“no olho do furacão” /
De metro / Metrô e consolo /
Bem-vindo ao Partido… /
…curtido: / ZL e transformação! /

Atnágoras Lopes

Nossa atividade contava com espaço para as crianças com cuidadora para que mães e cuidadores pudessem aproveitar a atividade. Além de uma campanha de solidariedade com doação de roupas para os moradores de ocupação kampala que foi recebida por moradores presentes na inauguração.

Claudio Donizete, dirigente da regional ABC-Santos, reforçou a importância da construção de um novo espaço que aglutine todos aqueles que lutam contra a opressão e fez um chamado para o ato contra o genocídio que aconteceu em várias cidades do país no dia 24 de agosto 

A professora Veruska, dirigente da regional ZL, fez uma fala de encerramento do ato político relembrando a importância da luta contra todos os governos que atacam os trabalhadores, seja a direita e extrema direita como o bolsonarismo, seja o governo do PT com Lula-Alckmin. A atividade seguiu com festa, muita comida e bebida. O objetivo do espaço é organizar ativistas com atividades, cursos, formações e lutas.

Saiba mais

As três rosas

Rosa Parks foi uma costureira e ativista dos direitos civis nos EUA. Ela disse NÃO ao recusar-se a ceder seu assento a um homem branco em um ônibus de Montgomery, Alabama, desencadeando o histórico boicote aos ônibus e contribuindo para o movimento pelos direitos civis. Sua coragem e persistência levaram à derrubada das leis de segregação racial e inspiraram um profundo impacto na luta contra o racismo. Seu legado permanece como um símbolo de resistência.

Rosa Luxemburgo, apelidada de “A Águia Revolucionária”, foi uma militante Marxista da Polônia. Foi dirigente da Segunda Internacional, fundou a Liga Espartaquista, denunciando o apoio da esquerda à primeira guerra mundial e contribuiu para a fundação do Partido Comunista Alemão. Ela foi acusada de planejar uma Greve Geral e uma Revolução Comunista em Berlim e, em 1919, foi brutalmente assassinada por milicianos de direita.

Rosa Sundermann foi dirigente do PSTU, teve a vida tragicamente interrompida em 12 de junho de 1994, quando foi assassinada junto com seu companheiro José Luis em São Carlos, São Paulo, logo após a fundação do partido. Sua incansável dedicação à organização dos trabalhadores e às lutas sociais na região, aliada à sua influência no movimento sindical e estudantil, evidenciou sua importância como defensora do socialismo e dos direitos dos trabalhadores, deixando um legado que continua a inspirar a luta por um mundo sem exploração.