Dois trens da Linha Vermelha (Barra Funda/Corinthians Itaquera) do metrô se chocaram por volta das 10h de hoje (16), entre as estações Carrão e Penha, na zona leste de São Paulo, capital. Após o acidente onze carros do Corpo de Bombeiros trabalhando no resgate das vítimas, que foram levadas para o Hospital Municipal do Tatuapé. Segundo a imprensa, 33 pessoas ficaram feridas.

Descaso criminoso
Esta situação é um reflexo do absoluto descaso do governo estadual e municipal Alckmin/Kassab com o transporte público. Os trabalhadores que usam o metrô cotidianamente estão sujeitos à superlotação, tarifas altas, demora, falhas nos trens, além da iminência de acidentes e morte. Novas linhas são inauguradas em véspera de eleições, mas a falta de segurança e a deficiência na prestação de serviços se aprofundam a cada dia por meio da falta de investimentos necessários, privatização de linhas, terceirização de funcionários e deterioração de salários e condições de trabalho.

Os metroviários e ferroviários do Brasil estão organizando uma campanha de luta por mais investimento no setor metroferroviário para acabar com a superlotação, conseguir reduzir a tarifa, investir no aumento do quadro de funcionários para melhor atender a população e combater a terceirização e privatização que ajuda a acarretar sucessivas falhas.

Os metroviários de São Paulo, em campanha salarial, realizam assembléia nesta quarta-feira (16), às 18h30, e devem aprovar ações mais efetivas na campanha, uma vez que não há acordo nas negociações com a empresa.

*Com informações da Agência Brasil e Sindicato dos Metroviários SP –