LIT-QI

Liga Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional

PST-Honduras

No dia 10 de dezembro, o TSE terminou de recontar as 4.753 atas com as quais se volta a dar a vitória a JOH. Mas quem se importa com o que o Tribunal diz? Faz tempo que sabemos que esta instituição está do lado de JOH. Condenamos o acordo a que chegaram a encarregada de negócios dos Estados Unidos em Honduras, o representante das ONGs Omar Rivera, os empresários e o Tribunal, com o qual somente buscam legitimar a fraude.

O povo hondurenho deixou claro que, no dia 26 de novembro, foi votar pela saída de JOH e, por isso, ao ver-se burlado pela fraude escandalosa, também demonstrou que está disposto a derrubar JOH com uma insurreição. Não será contando votos nem com novas eleições que JOH sairá, e sim com a luta e a mobilização. JOH esteve mais perto de sair na semana passada, com a mobilização e a adesão da polícia, do que em nenhum outro momento. Esse é o caminho a seguir.

Denunciamos a direção da Alianza que, longe de chamar a aprofundar a mobilização e organizá-la, adotou uma estratégia de negociações, acordos e pactos que somente conduzem ao matadouro. Fazem isso porque temem mais a determinação das massas em mudar a raiz deste sistema capitalista explorador e corrupto do que os grupos de poder para quem Nasralla já confessou claramente que vai governar.

Há algumas horas, Mel Zelaya enviou uma carta aberta na qual se desliga de Nasralla, para satisfazer as pressões do imperialismo e não sair tão afetado pelo que já se antevê: a declaração do TSE de JOH como vencedor. Em outras palavras, para não engolir a derrota de sua estratégia covarde de pactos nas cúpulas.

O Partido Socialista de los Trabajadores (PST) considera que as massas não podem confiar nessas direções, porque elas querem frear a mobilização. O processo de luta deve seguir o caminho insurrecional independente, desenvolver suas próprias direções nos bairros, populares e operárias e organizar uma grande assembleia nacional que organize a Grande Paralisação Nacional Insurrecional até que JOH saia, seja julgado e punido junto com o Tribunal pela fraude.

Nem mais um minuto de JOH no governo!

Julgamento e punição para JOH e o Tribunal!

Por uma grande Paralisação Nacional e insurrecional para derrubar JOH!

Podemos confiar somente em nossas próprias forças!

10 de dezembro de 2017

Partido Socialista de los Trabajadores – Liga Internacional dos Trabalhadores (Quarta Internacional)

Tradução: Lilian Enck