Secretaria de Negras e Negros do PSTU

MML fará encontro de mulheres negras nos dias 23 e 24 de julho

Nos dias 23 e 24 de julho, o Movimento Mulheres em Luta (MML) realiza, em São Paulo, seu 1º Seminário Nacional sobre Mulheres Negras. Esse espaço, que terá caráter de formação, foi parte das deliberações do 1º Encontro Nacional do MML e será de grande importância para fazer avançar uma atuação de gênero, raça e classe.
Há uma compreensão histórica de que o sistema escravista deixou resquícios nefastos para os negros e as negras da classe trabalhadora até os dias de hoje, seja na manutenção da população negra nas condições sociais mais pauperizadas e nos postos de trabalho de maior
exploração e precarização, seja na reprodução da ideologia do mito da democracia racial, que faz com que a sociedade brasileira, incluindo dirigentes sindicais e movimentos sociais, não considere as diferenças estabelecidas entre negros e não negros no cotidiano.
No caso das mulheres negras, a situação é ainda pior, pois a combinação do machismo e do racismo impõe um grau de opressão e exploração absurdo, que se reflete também na organização para lutar, separando as mulheres negras dos movimentos feministas gerais. O MML é um movimento de mulheres trabalhadoras. É necessário que assuma a tarefa de superar essa dicotomia e avançar a organização de um programa e uma entidade na qual as mulheres negras tenham voz e possam se sentir representadas, sem a pretensão de substituir qualquer forma organizativa própria do feminismo negro ou dos movimentos de luta pela questão racial.
Nesse sentido, o encontro será uma espaço de formação, debate e troca de conhecimentos e experiências. Paralelamente, será também uma forma de saudar a coragem e disposição de luta demonstradas pelas mulheres negras ao longo da história, liderando quilombos e terreiros, preservando os elementos africanos na cultura brasileira, sustentando a família negra no período pós-abolição e até os dias de hoje, em que muitas delas criam seus filhos sozinhas.
Serão parte do debate temas como identidade e resistência da mulher negra, machismo e racismo no mundo do trabalho e sindical, religiões de matrizes africanas e formas culturais de resistência.
Num um momento em que as mulheres negras são vanguarda em lutas importantes da classe trabalhadora e da juventude, esse seminário ganha um destaque ainda maior. Mulheres pretas têm e continuam fazendo história!Confira aqui a programação