A Campanha Nacional contra a Área de Livre-Comércio das Américas continua“A Campanha Nacional contra a Alca, as Dívidas e a Militarização nasceu em 1998 para lutar contra a dívida externa, que representa uma sangria de recursos e inviabiliza o desenvolvimento do país. (…) A Campanha inaugurou um novo campo de batalha contra mais uma ameaça à soberania e à liberdade do nosso país. Desta vez, contra o projeto da Área de Livre-Comércio das Américas (Alca) que é a tentativa de subordinar legalmente toda a economia dos países que assinarem o acordo. Essa proposta, iniciada pelos EUA, significaria uma dominação ainda maior da nossa economia pelas empresas transnacionais. A Alca representa uma grave ameaça para o emprego e para os direitos da classe trabalhadora, para a nossa cultura e para os costumes do nosso povo. Para defender a soberania do Brasil, a Campanha contra a Alca organizou um plebiscito popular sobre esse tema. Em setembro de 2002, mais de 10 milhões de cidadãos foram às urnas manifestar sua insatisfação com esse tipo de acordo. Em setembro de 2003, recolhemos mais de três milhões de assinaturas solicitando ao presidente Lula a realização de um Plebiscito Oficial sobre a Alca (…).

A Campanha solicitou ao governo Lula e ao Congresso Nacional que fosse organizado um Plebiscito Oficial no dia 3 de outubro de 2004 (10 turno das eleições municipais), vale ressaltar que já existe um Projeto de Lei n. 201/2001 que solicita o Plebiscito sobre a Alca e está “engavetado” no Senado (…). Infelizmente, o presidente, até agora, tem se recusado a nos receber e vem ignorando a proposta da Campanha de organizar o plebiscito oficial. A Campanha, porém, não se deixa abater nem diminui a pressão sobre o governo, e continua o trabalho informativo e educativo junto à opinião pública. É muito importante manter a mobilização e a pressão nas ruas para não deixar que a Alca ou outro acordo semelhante seja assinado.

Em 2004, durante a Semana da Pátria e a Festa da Independência, bem como no dia das eleições municipais, queremos ampliar e fortalecer nossa luta junto à população, com os seguintes objetivos:

Convocamos a todos e todas que defendem um Brasil soberano, digno e justo a se juntarem à Campanha em todo o Brasil. Semeie esta idéia, contra a Alca e o “Livre”-Comércio. Procurem os comitês regionais, estaduais, municipais e locais e participem desta luta pela vida e pela Soberania Brasileira.”

VIDA SIM, ALCA NÃO!
O MEU VOTO É CONTRA A ALCA E O “LIVRE”-COMÉRCIO

Leia a íntegra do manifesto no site do Jubileu Brasil:www.jubileubrasil.org.br
ou no site do PSTU: www.pstu.org.br

Post author
Publication Date