Nos dias 15 a 18 de novembro, a Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (LIT-QI) realizou um seminário sobre a opressão da mulher no Nordeste brasileiro, destinado aos militantes do PSTU da região. Participaram 29 militantes vindos de Pernambuco, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia. Dos 29, 25 eram mulheres, demonstrando a importância de se debater esse tema.

O seminário foi ministrado por José Welmowicky, professor e membro da direção do PSTU e da LIT-QI, e Cecília Toledo, jornalista, professora e membro da Secretaria Nacional de Mulheres do PSTU. Essas duas participações foram fundamentais para fazer avançar a elaboração sobre a opressão da mulher e impulsionar o combate ao machismo, compreendendo que sem a união de homens e mulheres trabalhadores será impossível destruir o capitalismo e construir uma sociedade socialista.

O seminário abordou o tema da origem da opressão da mulher, a situação da mulher no capitalismo, gênero versus classe e a mulher e o socialismo. Uma das grandes polêmicas foi sobre a existência ou não da divisão sexual do trabalho: existem tarefas específicas e empregos exclusivamente “femininos” ou o capitalismo utiliza as diferenças de cor, sexo, nacionalidade para oprimir e explorar mulheres, negros e imigrantes, entre outros, para aumentar sua taxa de lucro?

Ao final, todos consideraram o seminário extremamente positivo. Foram quatro dias de estudos intensivos, em regime de internato. Esse evento deverá servir para elaboração de um programa. Os participantes já planejam repassar os debates para os demais companheiros na região.