Teve início neste 11 de março as eleições para a diretoria do Sindprev-Bahia. Participam do processo eleitoral duas chapas: a chapa 1, da atual diretoria do sindicato, e a chapa 2, ligada à Articulação Sindical (campo majoritário do PT) e Corrente Sindical Classista (PCdoB). Os candidatos da chapa 2 (governista) mobilizaram todas as forças para tentar inviabilizar o processo eleitoral do Sindicato. Na esperança de ganhar no “tapetão”, estão usando todo o aparato governista, inclusive com vários “seguranças” contratados para transformar a frente do sindicato num verdadeiro campo de batalha, criando um clima de terror, agredindo funcionários do sindicato para impedir que as urnas saíssem para coletar os votos, principalmente as urnas que coletam os votos dos companheiros do INSS.

Além da estrutura de “gangster” montada pela chapa governista para impedir que os trabalhadores elejam a sua direção sindical, muitos chefes de unidades da saúde e da previdência também estão cumprindo o vergonhoso papel de capangas da chapa governista, pressionando servidores a apoiar a chapa dos mensaleiros.

A situação da eleição escancara a política do governo e dos partidos que compõem a sua base, de atentar contra a autonomia sindical usando do aparelho do Estado e dos partidos contra as entidades combativas, e dá sinais claros daquilo que o governo pretende fazer com a implantação da avaliação de desempenho (política de produtividade) no funcionalismo público em geral e na seguridade social em particular, usando os cargos de confiança para perseguição política dentro dos locais de trabalho, particularmente contra aqueles que não se curvam às ordens vinda do Planalto.

O Sinsprev/SP é solidário à direção do Sindprev/BA e convoca todo o movimento social a repudiar e denunciar essa tentativa de impedir a autonomia sindical e o direito dos trabalhadores de escolherem democraticamente a diretoria do Sindprev/BA. Além disso, alertamos que no mês de maio ocorrerão eleições nos sindicatos da Seguridade Social do Ceará e do Espírito Santo e que situações como essa não podem se repetir.