A professora e militante do PSTU Dayse Oliveira, candidata ao parlamento nas eleições de 2006, vem sendo vítima de perseguição política no Rio de Janeiro. A Secretaria Estadual de Educação sinalizou a transferência de Dayse da escola em que dá aulas em Niterói. O argumento utilizado é justamente o fato de ela ter sido candidata.

Dayse é conhecida pela luta incansável contra a opressão e pela construção de uma sociedade socialista. Essa é mais uma tentativa de frear a atuação dos lutadores e deve ser repudiada por todos os ativistas e entidades combativas.

O Grupo de Trabalho de Negros e Negras da Conlutas elaborou uma moção de solidariedade que está sendo enviada a todas as entidades do movimento. Abaixo, publicamos o texto na íntegra e os endereços de e-mail para protestar contra essa arbitrariedade.

Moção de solidariedade à companheira Dayse Oliveira

A Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) repudia a tentativa, ainda não formalizada, da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, de remover a professora Dayse Oliveira de sua escola de Lotação Colégio Estadual Raul Vidal em Niterói, pelo fato de te sido candidata nas últimas eleições.

Isso é uma arbitrariedade, pois a companheira não só está em sala de aula, como também, segundo a atual legislação, quem se candidata não pode sofrer prejuízos ou retaliações.

Exigimos a manutenção da companheira em suas funções, pois tais fatos agridem a democracia e o respeito à liberdade e autonomia política.

São Paulo, 25 de março de 2007

ENVIAR MENSAGENS DE PROTESTO PARA:

  • Nelson Maculan Filho
    Secretário de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro
    Tel.: (21) 2299 3607
    E-mail: [email protected]

  • Coordenadoria Metropolitana VIII da Secretaria Estadual de Educação (RJ)
    Rua José Clemente, nº 17, Centro, Niterói – RJ – CEP 24200 020
    Fax: (21) 2722 1690
    E-mail: [email protected]

  • Colégio Raul Vidal
    Rua Feliciano Sodré, 21, Centro, Niterói – RJ

    COM CÓPIAS PARA:

  • Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do RJ (Sepe/RJ)
    Departamento Jurídico: [email protected]
    Secretaria: [email protected]
    Assessoria de Imprensa: [email protected]

  • Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas)
    Secretaria Nacional: [email protected]