A ADDAMEER (Prisoners Support and Human Rights Association), associação palestina de defesa de direitos humanos, confirmou nesta quarta-feira a prisão de Abla Saadat, esposa de Ahmad Saadat, secretário-geral da Frente Popular para Libertação da Palestina (FPLP). Abla estava a caminho do Brasil, onde participaria como convidada especial do III Fórum Social Mundial. De acordo com informações divulgadas pela TV Al Jazeera, a prisão teria ocorrido na fronteira da Margem Ocidental com a Jordânia, no final da tarde de terça-feira, 22. Khaleda Jarar, representante da ADDAMEER, informou que agentes do serviço secreto israelense prenderam Abla quando ela se preparava para entrar na Jordânia. Depois de ter negado inicialmente, o governo israelense acabou por admitir sua detenção.

A prisão expressa mais um ataque aos direitos democráticos do povo palestino, como o de ir e vir. Além disso, é um ataque também contra esta edição do Fórum Social Mundial, na medida em que Abla aqui viria falar sobre a luta palestina.

Com o objetivo de denunciar o fato e revelar ao mundo as ações do governo de Israel contra o povo árabe palestino, o CAPAI, o CSLPP (Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino) e o CECAP (Centro Cultural Árabe Palestino do RS) estarão realizando uma manifestação, que exigirá a imediata libertação de Abla Saadat. O evento será nesta quarta-feira, dia 24, às 12 horas, na Praça da PUC/RS.