Redação

No dia 15 de abril, a Justiça do Trabalho de Sergipe ordenou à Heringer Fertilizantes que o cipeiro Vagner Tavares dos Santos, membro da Chapa 1 – Resistência e Luta para as eleições do Sindipetro AL/SE, fosse reintegrado ao trabalho.

Vagner dos Santos havia sido demitido duas semanas antes por justa causa sob a alegação de não estar usando EPI (Equipamento de Proteção Individual). Na verdade, ele é o único remanescente de uma greve que ocorreu na empresa em 2008 onde toda a comissão de negociação foi demitida. De lá pra cá a empresa fez de tudo pra demitir o cipeiro e tomou uma atitude desesperada ao receber a notificação de que ele era membro da chapa da CSP-Conlutas para as eleições do sindicato.

Na empresa existe uma revolta com o setor de segurança do trabalho porque não existe conscientização do peão nem vistoria de condições inseguras na fábrica e, quando o técnico de segurança vai à área de produção é para advertir todo mundo. Os acidentes são sempre debitados na conta do trabalhador e não se atacam as raízes dos problemas.

Os operários da fábrica ficaram eufóricos com a notícia da volta de Vagner. Foi uma grande conquista do sindicato e a categoria terá agora a oportunidade de, nos dias 17, 18 e 19 de maio votar na chapa que tem dois trabalhadores da empresa, que tem historia e tradição de luta e que agora está abrindo um trabalho importante no setor de fertilizantes de Sergipe.

A empresa já mostrou qual a posição dela sobre o assunto, agora resta aos trabalhadores mostrar que também não estão de brincadeira e que querem construir um sindicato forte, de luta e dos trabalhadores.

* Deyves Barros é operário da Heringer Fertilizantes e membro da Chapa 1 – Resistência e Luta no Sindipetro AL/SE