Ato reúne dois mil em Ribeirão
Fransérgio Noronha

Na quarta-feira, 13 de junho, estudantes secundaristas e um grupo de estudantes da USP tomaram as ruas da cidade de Ribeirão Preto (SP), exigindo da prefeitura municipal a redução da tarifa no transporte coletivo e a implantação do passe livre. A tarifa dos ônibus urbanos em Ribeirão foi reajustada no último fim-de-semana R$ 1,90 para R$ 2,10, representando um aumento de 10,52%.

A manifestação contou com mais de dois mil estudantes de diversas escolas estaduais. O protesto foi organizado pela Conlutas, pela Conlute e por grêmios estudantis. O ato encerrou na prefeitura e obteve uma vitória parcial: foi formada uma comissão que foi recebida pelo prefeito e que deve continuar as negociações na segunda-feira, 18, às 15h, em nova reunião.

Os estudantes saem fortalecidos deste protesto, pois foi a primeira batalha pelo passe livre e redução de tarifa no transporte urbano. O próximo passo do movimento será uma reunião ampla com estudantes que acontece na terça-feira, 19, às 10h, em frente à esplanada do Teatro Pedro II.