Dirigente do PCdoB de Jaciara (MT) é morto a tiros. Apuração já!

112
Redação

Redação

Na noite desta sexta-feira, 14, o presidente municipal do PCdoB de Jaciara (MT), Afonso João da Silva, foi executado a tiros no Assentamento Renascer União da Vitória, onde era uma das lideranças.

Além de líder do assentamento que fica às margens da BR-364, Afonso era destacada liderança na luta pela reforma agrária e integrava o partido há cerca de 10 anos. O assentamento fica numa região federal e é alvo de disputa com a Usina Pantanal.

O dirigente do PCdoB foi executado com mais de oito tiros de calibre 12 e 38, o que mostra fortes características de execução.

Essa execução ocorre num contexto de escalada da violência no campo, com o avanço do agronegócio, grandes mineradoras e madeireiras sobre os trabalhadores do campo, indígenas e ribeirinhos. Grandes empresários que contam agora com a proteção e o incentivo do Governo Bolsonaro que acabou, por exemplo, de mandar projeto que autoriza mineração em áreas indígenas.

O discurso de Bolsonaro também é um sinal verde para a perseguição e a execução de trabalhadores do campo em luta pela terra.

Exigimos a imediata apuração desse assassinato brutal e a punição exemplar de seus executores e mandantes.