Delegados são eleitos em todo o país

Milhares de delegados estão sendo eleitos em todo o país para o I Congresso da Conlutas. Várias entidades fizeram seu cadastramento e estão com assembléias marcadas ou já realizadas. O período definido para eleição de delegados ao Congresso vai até o dia 30 de maio. Confira como está o processo em algumas regiões.

São Paulo
No último dia 15, a Oposição Bancária realizou a eleição dos delegados durante sua convenção de chapa. A Oposição vai disputar a eleição do sindicato, marcada para junho. Estiveram presentes 93 bancários que elegeram 33 delegados para o Congresso. Na avaliação dos dirigentes do setor, a plenária mostrou que, entre os bancários, existe um amplo processo de reorganização.

São José dos Campos (SP)
Dezenas de delegados já foram eleitos para o congresso na região do Vale do Paraíba. Os trabalhadores químicos elegeram 23 companheiros. Os sem-teto da ocupação do Pinheirinho elegeram 14. Também foram eleitos delegados em duas ocupações de sem-terra de Taubaté. Nos próximos dias, serão realizadas eleições em Correios e no setor de alimentação.

A meta do conjunto do Vale do Paraíba é eleger 247 delegados, sendo que 170 serão operários industriais. As eleições entre os metalúrgicos já estão marcadas em Jacareí (no dia 27), Chácara (dia 28) e São José dos Campos (dia 29).

Santa Catarina
Para potencializar as eleições de delegados, foi realizado um Seminário Estadual da Conlutas. O evento reuniu cerca de 100 pessoas e mais de 23 entidades de todo estado. Entre elas, Sinegia, Apufsc, Aprasc, Sindicato da Saúde, Sinte, Sinasefe, Sintraturb, do funcionalismo municipal de Chapecó, Blumenau, Florianópolis, DCE da UFSC e secundaristas.

Em pauta, estava a discussão sobre a burocratização dos sindicatos. O tema foi amplamente debatido numa mesa composta por José Maria de Almeida (Conlutas), Marcos Neves (Intersindical) e Professor Ribamar (Conlutas-SC). Na discussão, foi ressaltada a necessidade de se resgatar um sindicalismo combativo e independente do Estado. O seminário aprovou um manifesto que defende a fusão entre a Conlutas e a Intersindical. O documento será levado ao I Congresso da Conlutas.

Várias assembléias de eleição dos delegados já foram realizadas no último dia 20, como dos Sinte (educação) Sinasefe-SC e do Sintufsc (universidade). A meta do estado é eleger de 200 a 250 delegados. Contudo, o número pode ser ainda maior.