Revista Correio Internacional sobre os 30 anos da LIT será lançada no evento

Este será mais um “Sábado Resistente?, promovido pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória PolíticaNo dia 30 de junho, ocorre o “Sábado Resistente” com debate sobre os 35 anos da prisão dos militantes da ex-Convergência Socialista, cidadãos que lutavam junto ao movimento operário pela derrubada da ditadura militar e pela legalização de um partido de trabalhadores que representasse e defendesse os interesses da classe operária.

O evento será realizado no Memorial da Resistência de São Paulo e versará sobre o legado deste Movimento. Além disso, serão debatidas as ações que estão sendo movidas nas últimas semanas pelo Ministério Público Federal para desvendar as responsabilidades pelos crimes que o Estado cometeu na região, atendendo às determinações da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

“Sábado Resistente”, promovido pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

Veja a programação do dia 30 de junho:

14h:Boas vindas
Katia Felipini (Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo)

Coordenação : Ivan Seixas (Presidente do Núcleo de Preservação da Memória Política)

Américo Gomes (Comissão dos presos e perseguidos políticos da ex-Convergência Socialista)

14h15:Apresentação dos dados

14h30 – 15h30: PALESTRAS

Bernardo Cerdeira – Jornalista, Editor da revista Versus, preso em 1977 e dirigente da ex-Convergêcia Socialista

Maria Salay – Operaria metalúrgica do ABC, dirigente das greves de 1977, militante da ex-Convergência Socialista

Álvaro Bianchi – Diretor do Arquivo Edgard Leuenroth e professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Américo Gomes – Advogado, membro da Comissão de Presos e Perseguidos Políticos da ex-Convergência Socialista

15h30: Projeção de vídeo sobre a história do movimento operário no final da década de 70-80 e a ligação com a ex-Convergência Socialista

16h00: HOMENAGEM

Nahuel Moreno – Ex-dirigente da Liga Internacional dos Trabalhadores, preso com os dirigentes e militantes da ex-Convergência Socialista

16h30: LANÇAMENTO

Revista Correio Internacional comemorativa dos 30 anos de fundação da Liga Internacional dos Trabalhadores

Endereço:
O Memorial da Resistência de São Paulo fica no Largo General Osório, 66 – Luz. A atividade será realizada no Auditório Vitae – 5º andar.