O metalúrgico da GM Antonio Ferreira de Barros, o Macapá, 31 anos, é o encabeçador da chapa

A CSP-Conlutas realizou neste sábado, dia 14, a convenção para oficializar a chapa que irá disputar a eleição da próxima diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região. O metalúrgico da General Motors Antonio Ferreira de Barros é o candidato da chapa a presidente da entidade.

A Chapa do Sindicato – CSP Conlutas reúne 41 candidatos das principais fábricas da categoria, como GM, Embraer, TI Automotive, Hitachi, Heatcraft, Eaton, MWL, Wirex Cable e Swissbras. O vice-presidente da chapa é o metalúrgico Herbert Claros, da Embraer.

Parte dos candidatos foi definida em consultas prévias nas fábricas, nas quais os metalúrgicos das empresas escolheram os trabalhadores para compor a chapa. Isso aconteceu, em fábricas como a Heatcraft e Wirex Cable, por exemplo.

Segundo o atual presidente do Sindicato, Vivaldo Moreira Araújo, as prévias são um exemplo de como foi formada a Chapa do Sindicato, da CSP-Conlutas: com democracia e pela base. “Nosso lema é que os trabalhadores é quem mandam e decidem os rumos da sua organização”, afirmou.

Antonio de Barros, conhecido como Macapá, ressaltou que a Chapa do Sindicato – CSP Conlutas aposta em aliar experiência e renovação, com a permanência de atuais diretores e a inclusão de novos ativistas.

“Com união, experiência e renovação vamos manter o Sindicato no caminho da luta, com uma forte organização de base para lutar por empregos, salários e direitos”, afirmou o encabeçador da chapa.

Barros trabalha na GM desde 2006. É natural de Macapá/AP, onde teve uma trajetória de militância nos movimentos estudantil e sindical até vir para São José.

As eleições para o Sindicato dos Metalúrgicos acontecem nos dias 29 de fevereiro e 1º de março. O período de inscrição de chapas é na próxima semana, do dia 16 ao dia 20.

Fonte: SindmetalSJC