O mensalão tucano foi o modelo que o PT se apropriou mais tarde quando chegou ao Governo Federal

Finalmente saiu a condenação do ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), por conta de seu envolvimento no chamado mensalão tucano. Azeredo foi condenado a 20 anos de prisão por lavagem de dinheiro e peculato (desvio de dinheiro público). O mensalão tucano foi o modelo que o PT se apropriou mais tarde quando chegou ao Governo Federal. Estima-se que tenham sido desviados algo em torno de R$ 3,5 milhões (ou R$ 14 milhões em valores de hoje) de estatais como a Copasa, Cemig e Bemge (Banco do Estado de Minas Gerais), que foram irrigar a campanha de reeeleição do então governador.

Apesar dos crimes terem acontecido em 1998, a decisão só sai agora. Mas a Justiça, além de tardar, também falha. Azeredo, que renunciou o ano passado ao mandato de deputado federal e que agora é diretor da Federação de Indústrias de Minas (FIEMG), vai poder recorrer da decisão em liberdade. Os demais envolvidos no esquema já tem sua impunidade garantida, já que os crimes prescreveram.

A única coisa que fica dessa história é que o PSDB é tão corrupto quanto o governo do PT. Fato que só se reforça com a última operação da Polícia Federal, “Operação Sangue Negro”, que investiga os desvios na Petrobrás desde 1997, sob o governo FHC. Sem falar em toda privataria tucana que marcou esses anos, com licitações fraudadas e direcionadas, em que estatais como a então Vale do Rio Doce ou a Eletrobrás foram vendidas a preço de banana a grupos amigos do PSDB. Ou na compra de votos para aprovar a emenda de reeleição. E ainda tem o Alckmin, envolvido no escândalo do cartel nos trens e metrôs de São Paulo.

Muita gente vê os presidentes das maiores empreiteiras na prisão e argumentam que finalmente se está fazendo justiça nesse país. No entanto, se é verdade que o andar de cima das empreiteiras foi presa, também é verdade que as empreiteiras continuam impunes, livres, leves e soltas para continuarem corrompendo os políticos, financiando suas campanhas para depois receber vultuosos contratos em troca.

Justiça de fato seria colocar todos os corruptos e corruptores na cadeia, confiscar todos os seus bens e estatizar as empresas envolvidas em corrupção.

 

Acompanhe o Zé Maria no facebook 

 

 

 

Post author