Por volta de 100 pessoas participaram do ato da Conlutas, realizado no último dia 28 em Brasília, contra as mudanças que o Congresso pretende fazer na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A comitiva se reuniu com o deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), relator do projeto de lei que altera artigos da CLT, e pediu o arquivamento da proposta, que representa a desregulamentação dos direitos trabalhistas.

“O projeto de lei abre brechas para que o Congresso altere todo o ordenamento jurídico trabalhista brasileiro, incluindo aí os direitos dos trabalhadores”, afirmou Luiz Carlos Prates, o Mancha, do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP). Segundo ele, o projeto traz medidas que deveriam ser revogadas, porque já trouxeram enormes prejuízos aos trabalhadores brasileiros nos últimos anos, como as comissões de conciliação prévia, o banco de horas, os contratos de trabalho por tempo determinado, o trabalho temporário, a redução salarial em caso de conjuntura desfavorável, entre outras. O projeto de lei poderá ser votado no Congresso em 2008.

Após a reunião com o deputado, a comitiva realizou um ato no local, repudiando também a cobrança do imposto sindical aos trabalhadores. Diferentemente das centrais governistas CUT e Força Sindical, a Conlutas é contra a cobrança do imposto. Na semana passada, o lobby das centrais pelegas fez forte pressão no Senado, que acabou mantendo o imposto.
Post author da redação*
Publication Date