Cláudia Alves Durans, 45, professora de serviço social na Universidade Federal do Maranhão, será a candidata a vice-presidente na chapa de Zé Maria. Sua candidatura expressa a luta de negros e mulheres contra a opressão do sistema capitalista. É também uma oposição à candidatura de Dilma Rousseff, que busca se apresentar como representante da luta das mulheres. “Dilma não resolverá nossos problemas apenas porque é uma mulher. Mais do que o sexo do candidato, o que importa é se vai governar com os trabalhadores, que programa defenderá. Não basta ser mulher, tem de ser socialista”, afirma Cláudia.

A candidata também esteve no Haiti entre 30 de março e 3 de abril, com a caravana da Conlutas. Ela percorreu as ruas de Porto Príncipe e testemunhou a destruição e a situação precária em que vivem os haitianos.

Trajetória de luta
Cláudia é uma das fundadoras do PSTU, tendo sido uma das principais militantes do partido no Maranhão. Iniciou sua militância ainda no movimento estudantil. Hoje, atua junto aos professores universitários, sendo parte da direção do sindicato nacional, o Andes-SN. Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco, Cláudia é autora do livro “Limites do Sindicalismo e Reorganização da Luta Social”, no qual analisou a experiência de luta dos ferroviários e metalúrgicos do Maranhão.
Post author
Publication Date