A Universidade Federal do Rio de Janeiro, a maior do país, tem, pela segunda gestão consecutiva, um DCE de luta e de oposição ao governo Lula, em defesa da educação pública e contra a reforma Universitária. Foram 3.684 votos (56,07% do total) para que o DCE continue seu trabalho de luta e conscientização entre os estudantes. Das 21 urnas abertas, a Chapa 2 “Não Vou Me Adaptar” venceu em 19. A chapa reivindicava a Conlute e era formada por militantes do PSTU e do Reage Socialista, além de ter vários independentes.

Governistas tentaram melar o processo
A eleição, todavia, não foi fácil. Enfrentamos o boicote das chapas 3, 4 e 5, todas ligadas ao governo, que tentaram impedir que a eleição atingisse o quórum mínimo. Depois que o quórum foi atingido com folga, os governistas foram tomados pelo desespero e pela desmoralização e se retiraram da apuração, alegando uma suposta fraude. Mas os mais de cem estudantes presentes garantiram a apuração, em que estiveram também professores da UFRJ, diretores da ADUFRJ e membros da chapa 1, que fiscalizaram todas as mesas. Depois disso, até a Reitoria foi obrigada a divulgar em seu site a vitória da Chapa 2.

Essa vitória foi um duro golpe no governo e no MEC, cujos representantes já haviam declarado que financiariam qualquer chapa que acabasse com a atual gestão do DCE.
Por fim, lamentamos o fato dos companheiros do coletivo “Nós não vamos pagar nada” (P-SOL) terem, no meio do caminho, abandonado a chapa que havíamos construído conjuntamente e que acabou sendo vitoriosa.

Esperamos contar com esses companheiros nas duras lutas que estão por vir. Um dos primeiros desafios é impedir o golpe governista que quer inviabilizar a posse da nova diretoria. Não podemos vacilar. Todos os lutadores devem estar unidos em defesa dessa grande conquista do movimento estudantil que é o DCE–UFRJ.

RESULTADO:

CHAPA 1 – (OMP/MEP)
– 1.273 – 19,37%

CHAPA 2
“Não vou me adaptar”

– 3.684 – 56,07%

CHAPA 3
(PCB) – 181 – 2,75%

CHAPA 4
(PCdoB) – 926 – 14,09%

CHAPA 5
(Articulação/DS) – 97 – 1,47%

Brancos – 90
Nulos – 319
TOTAL – 6.570

Post author da redação
Publication Date