Chapa 2 faz campanha em Natal

Chapa composta por militantes do PSTU e independentes vence um dos principais sindicatos do Rio Grande do NorteAcabou na madrugada desse dia 8 de fevereiro a apuração da eleição do Sindsaúde-RN, o Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte, um dos sindicatos mais importantes do estado, fundador e filiado à CSP-Conlutas.

A disputa se deu entre duas chapas de militantes que compõem a CSP-Conlutas, fato que lamentamos, mas que se impôs na realidade.

No primeiro turno, respeitando-se os critérios estabelecidos pela comissão eleitoral, não se alcançou o quórum estatutário e a Comissão Eleitoral convocou uma segunda volta de votação. Nesse segundo turno o quórum foi alcançado e a apuração transcorreu em clima de normalidade.

A eleição foi dirigida por uma comissão eleitoral eleita em assembleia e na votação, pelo critério da majoritariedade, foram eleitos três companheiros apoiadores da atual diretoria do sindicato, que organizou a Chapa 1.

A diretoria do Sindsaúde-RN, ainda no primeiro turno, encaminhou um pedido à Secretaria Executiva Nacional da Central para que indicasse um membro da SEN para acompanhar o processo. Tendo em vista a disputa entre duas chapas da central, naquele momento não houve indicação pela SEN, que reformulou a proposta para o segundo turno. A SEN também deliberou, por unanimidade, não declarar apoio a nenhuma das chapas na disputa.

A Secretaria Executiva, após o primeiro turno, decidiu apresentar à direção do Sindsaúde-RN a indicação de dois de seus membros para acompanhar o processo, os companheiros Miguel Leme e Paulo Barela, o que foi aceito pela diretoria da entidade. Esses dois companheiros se deslocaram para o Rio Grande do Norte para cumpria tarefa delegada pela Secretaria. A apuração da eleição, nesse dia 7 de fevereiro, foi conduzida pelo diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo/CUT e membro da Intersindical, Edson Carneiro, o Índio, por decisão da diretoria do sindicato.

Ao final, sagrou-se vitoriosa a Chapa 2 – Reconstruir o Sindsaúde-RN com Luta e Democracia.

Passada a eleição, e manifesta a vontade da categoria nas urnas, a nova direção e a categoria tem desafios muito grandes a enfrentar, seja na defesa dos direitos da categoria, seja na defesa da saúde pública e da população potiguar, que amarga uma situação de crise e verdadeiro caos no serviço público daquele estado, seja no enfrentamento ao governo Rosalba, o que exigirá esforço importante para unir todos os setores e toda a categoria na luta. Temos também pela frente a jornada nacional de lutas e a marcha a Brasília, no dia 24 de abril.

Com certeza, seguiremos todos fortalecendo o Sindsaúde-RN, engajados nessas lutas e na construção de nossa Central, a CSP-Conlutas.