Ao mesmo tempo em que o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, aprova uma lei que profunda o processo de privatização e desvio de verbas públicas da saúde para os empresários do setor, manda prender de forma irregular bombeiros que estavam em manifestação no Palácio Guanabara.

Por volta de 1 hora da madrugada, na quarta-feira (14) após a certeza de que a imprensa não acompanhava a manifestação contra privatização da Saúde, no qual os bombeiros participavam, o subcomandante dos Bombeiros e os coronéis Ronaldo Jorge Alcântara e Marcos Tadeu Moreira, pediram a presença do cabo Benevenuto Daciolo e do capitão Alexandre Marquesini no interior do prédio e os prenderam.

Em um verdadeiro ato ditatorial dois militares foram detidos pelo governo do estado em prisão administrativa fora de serviço e de seu quartel. Ou seja, uma prisão política que não se apoia na legislação em vigor. Esta prisão e todas as medidas tomadas por Cabral contra os bombeiros são demonstrações de autoritarismo e abuso de poder.

Desde abril os bombeiros militares do Estado do Rio de Janeiro estão lutando por melhores condições de vida. Recebem por seus serviços o menor salário do país.

Trabalham em péssimas condições e periculosidade. Já fizeram de tudo para buscar um canal de negociação com o ditador Sérgio Cabral. A cada nova manifestação de denuncia ou reivindicação são tratados como bandidos. Mas não esmorecem. Estes trabalhadores sabem que só a mobilização e a luta podem garantir melhores salários e condições de trabalho.

A CSP-Conlutas enviou ofício ao Comandante Geral da Polícia Militar exigindo explicações sobre a prisão destes bombeiros. Este ofício será encaminhado à Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ. Mas isso não basta. É preciso que os trabalhadores do Rio unifiquem suas lutas com os bombeiros e demais servidores civis e militares para acabar com a ditadura de Cabral. Temos que ocupar as ruas e forçar o fim da ditadura que se abateu sobre o Estado do Rio. Faremos com este governo ditatorial o mesmo que fizemos com os golpistas da ditadura militar de 1964. O nosso movimento deve exigir a imediata libertação dos bombeiros presos e o atendimento de todas as suas justas reivindicações.

Veja os oficios enviados

FONTE: http://cspconlutasrj.wordpress.com