O segundo dia da reunião foi dedicado a discutir a organização e as finanças da Conlutas. Neste ponto, foram dados os informes dos estados, que destacaram o avanço do processo de organização da entidade em todo o país.

Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe já elegeram as suas Secretarias Executivas Estaduais. Outros Estados como Minas Gerais e Pará já estão com as reuniões de Coordenação Estadual marcadas para eleger suas Secretarias Executivas.

Como tarefas imediatas ficaram a eleição das Secretarias Estaduais em todos os estados e o compromisso de dar um salto na filiação formal, junto ao Ministério do Trabalho, dos sindicatos que já definiram politicamente por sua filiação a Conlutas. Este processo ainda está lento e será tarefa das Coordenações Estaduais e de suas Secretarias Executivas garantir uma maior agilidade no cumprimento desta tarefa.

Foram votadas também várias resoluções para aumentar a capacidade financeira da Conlutas, cujo objetivo é preparar a entidade para enfrentar os desafios colocados pela conjuntura.

Post author
Publication Date