O fim do ano está chegando. Junto com ele, vem o momento de pensar sobre os acontecimentos de 2004, e a preparação das lutas de 2005.

A marcha do dia 25 de novembro em Brasília é uma das últimas grandes mobilizações ainda neste ano.

Este número do Opinião Socialista traz, em suas páginas centrais, uma matéria sobre uma das primeiras batalhas de 2005, a construção de uma forte presença de um setor socialista e de lutas no Fórum Social Mundial (FSM), em janeiro próximo.

O ano de 2004 está terminando com duras demonstrações dos fracassos das ilusões reformistas no governo Lula. O massacre dos sem-terra em Felizburgo (MG), em pleno governo Lula, é uma demonstração da sua paralisia na reforma agrária e de sua conivência com a violência no campo. A intervenção do governo no Banco Santos retoma a tradição de governos de direita que já fizeram o mesmo no passado, sempre para tentar manter a credibilidade e os lucros do sistema financeiro. Por outro lado, a demissão dos setores que ainda tinham alguma postura crítica dentro do governo do PT, como Lessa, Pinaud e Frei Betto, para melhor acomodar o PMDB e o PP, mostram que Lula segue em marcha acelerada ainda mais à direita.

Estão se enterrando, assim, junto com os restos do ano velho, as expectativas reformistas dos que esperavam mudar o país com o governo Lula. Ou mudar o mundo sem acabar com o capitalismo, como propõe a maioria dos setores presentes nas edições anteriores do FSM. Esta nova edição do Fórum, diferentemente das anteriores, não se fará com um clima de enormes expectativas no governo do PT.

A Conlutas, que foi uma das entidades que convocaram o ato do dia 25, agora tem de se voltar para a preparação de seu Encontro Nacional, que será realizado durante o FSM. O PSTU e a Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT) também marcarão sua presença com uma grade atividade no Fórum. É necessário desde já preparar as caravanas que de todo o país se dirigirão a Porto Alegre em janeiro de 2005. É preciso construir uma alternativa socialista e de lutas também no Fórum.
Post author
Publication Date