A reivindicação dos trabalhadores segue sendo a implantação do Piso Salarial da categoria | Foto: Sindsaúde RN
PSTU-RN

PSTU Rio Grande do Norte

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), acionou a justiça para impedir o início da greve estadual da enfermagem, marcada para começar nesta segunda-feira (3). A principal reivindicação dos trabalhadores segue sendo a implantação do Piso Salarial da categoria e tem mobilizado nacionalmente estes profissionais. Entretanto, o governo do RN não esperou nem mesmo o início do movimento para pedir ao Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) a suspensão da greve, solicitação que foi prontamente atendida pelo desembargador Glauber Rêgo.

A pedido do governo do PT, a decisão judicial ordenou a suspensão imediata da paralisação dos trabalhadores, sob pena de multa de R$ 10.000,00 por dia para as entidades sindicais, entre elas o Sindsaúde/RN, além de faltas e descontos salariais para os servidores. Apesar do ataque contra a enfermagem, a categoria não se intimidou e realizou uma mobilização em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, seguida de uma caminhada até a Governadoria. No local, uma comissão de trabalhadores e lideranças sindicais foi recebida por membros do governo. Na reunião, representantes da gestão petista chegaram a dizer que a governadora “não tinha conhecimento” da medida judicial que pediu a suspensão da greve.

“Isso um escárnio do governo do PT, tanto a judicialização da greve quanto a justificativa esfarrapada e covarde de que a governadora não sabia de nada. Até parece que uma decisão criminosa dessa, de negar o direito de greve, é tomada sem a autorização da governadora. É uma vergonha que uma ex-sindicalista, de um partido que se diz dos trabalhadores, entre na justiça para impedir trabalhadores da saúde de lutarem por seus direitos. Fátima vive dizendo que tem origem popular, mas age como políticos de direita e as velhas oligarquias.”, criticou Rosália Fernandes, coordenadora do Sindsaúde/RN e dirigente do PSTU.

Dário Barbosa leva o apoio e a solidariedade do PSTU à luta da enfermagem do RN | Foto: Sindsaúde RN

Após o protesto na Governadoria, os trabalhadores da enfermagem realizaram uma assembleia para discutir os próximos passos do movimento. Considerando a prática antissindical do governo e da justiça, os servidores da saúde suspenderam temporariamente a paralisação, mas já marcaram uma nova assembleia para quinta-feira (6), também com indicativo de greve. Desta vez, não só para os profissionais da enfermagem, mas também para toda a categoria da saúde pública. Além da implantação do Piso, estarão na pauta da assembleia a reposição salarial e as demais pendências que o governo se comprometeu em atender nas negociações de junho, e não cumpriu.

O PSTU se solidariza com os trabalhadores da saúde e apoia sua luta em defesa de seus direitos e contra a arbitrariedade da governadora Fátima. É preciso apoiar a greve da enfermagem pela implantação do piso salarial da categoria e denunciar nacionalmente a repressão do PT, típica de partidos de direita, das velhas oligarquias do RN e da perseguição bolsonarista contra os trabalhadores.