Greve teve inicio 0h de hoje. Categoria defende catraca livre para a população
Redação

Hoje, os trabalhadores do Metrô de São Paulo das linhas 1-azul, linha 2-verde, 3-vermelha e 15-prata protestaram operando os trens em velocidade reduzida e com maior tempo de parada.

A mobilização começou na linha 2-verde, após cinco trabalhadores receberem advertências por escrito, que consideram injustas. A empresa quer forçar os condutores dos trens a fornecer cursos para supervisores de estação. Em meio às lutas que estão ocorrendo na categoria, o objetivo é transformar esses supervisores em fura-greves.

Após a mobilização na linha 2-verde e nas demais linhas em solidariedade aos condutores que receberam a advertência, o Metrô chamou uma negociação e a operação está voltando ao normal.

“Foi uma greve em solidariedade aos condutores da linha 2-verde. Não vamos aceitar punições e retaliações à nossa luta. Tivemos uma negociação hoje e teremos outra na segunda-feira. Com isso, a operação dos trens está voltando à normalidade”, disse Altino Prazeres, diretor do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e militante do PSTU.