Vera fala em nome do PSTU no ato em solidariedade à Palestina, realizado ontem em São Paulo, no Al Janiah | Foto: Serginho Koei
Redação

Aproximadamente 24 horas após a publicação da intervenção da nossa camarada Vera, no ato em solidariedade à Palestina, realizado ontem em São Paulo, no Al Janiah, fomos surpreendidos com o TikTok simplesmente removendo o conteúdo, alegando discurso de ódio.

Isto é um verdadeiro absurdo e é escandaloso que essas grandes empresas capitalistas que controlam os meios de comunicação das redes sociais se sintam no direito de taxar um debate sobre a luta do povo palestino como discurso de ódio. Provavelmente, o vídeo tenha sido alvo de ataques de grupos ou pessoas defensoras das políticas racistas e genocidas de Israel.

Não é democrático que diante de um alto volume de denúncias, a empresa simplesmente remova o conteúdo. Afinal, as denúncias são completamente infundadas. São na verdade parte da campanha ditatorial de silenciamento da opinião e da liberdade de expressão do povo palestino promovido pelo estado terrorista de Israel. Não cabe ao TikTok ou nenhuma empresa de rede social tolher ou gerenciar o que é um debate democrático ou não sobre determinado assunto.

Este não é um caso isolado. O canal de Breno Altman no YouTube foi desmonetizado por conta de um debate sobre a Palestina, assim como houve até ataques hackers ao site do PCO pelo mesmo motivo. É um absurdo completo e um verdadeiro ataque à liberdade de expressão.

Mais uma vez vemos como essas grandes empresas, longe de garantir debate democrático na verdade, cumprem e garantem os interesses dos grandes países imperialistas e os monopólios capitalistas. Por isso, estão cerceando e perseguindo os conteúdos palestinos nas redes, como parte da campanha sionista para silenciar o povo palestino.

Exigimos do TikTok a volta do conteúdo da Vera à sua rede social. Exigimos também do YouTube e demais redes sociais o fim do cerceamento do compartilhamento e divulgação dos conteúdos em defesa do povo palestino.

Palestina livre do rio ao mar! Viva a resistência heroica do povo palestino!