Redação

No último sábado (11/06) aconteceu uma plenária de apresentação do PSTU com a presença de cerca de 40 operários em São José dos Campos (SP).

A maioria dos presentes eram trabalhadores da fábrica de foguetes Avibras, que passaram por diversas lutas nos últimos meses e perceberam, durante o enfrentamento contra os patrões, a importância da organização política independente dos trabalhadores.

Entre os operários presentes, 16 se filiaram ao PSTU durante a plenária, e vários deles estão iniciando a militância no partido.

Para Cleber, um operário que esteve na linha de frente da luta contra as demissões na Avibras,  “naquele enfrentamento para o retorno dos nossos empregos, para ser reintegrado, numa luta de 31 dias, fui vendo que o sindicato dos metalúrgicos não estava sozinho, muito menos os trabalhadores. Por trás dessa luta tinha uma organização, um partido político, que é o PSTU. O partido condiz com muitas ideias que a gente já tem, de uma sociedade igualitária, de justiça e dignidade pra todos os trabalhadores. Foi vendo que a visão do partido era a mesma que eu e minha família temos aqui em casa que eu e minha família decidimos nos filiar e estar ingressando no PSTU”.

Cleber entrou no partido junto com sua esposa, a Cristiane, que também esteve na linha de frente da greve da Avibras. Eles e os demais operários que decidiram entrar no PSTU estão passando agora pelos cursos de apresentação do partido em que discutimos nossos princípios, as bases do nosso programa e nossa forma de funcionamento.

Para Weller Gonçalves, presidente licenciado do Sindicatos dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que esteve nas lutas junto com esses operários e na plenária de apresentação do partido, “os patrões tentam fazer a gente acreditar que lugar de trabalhador é apertando parafuso, não organizando um partido para governar o país. Eles fazem isso porque eles precisam dominar politicamente para manter seus privilégios. O PSTU é um partido que não tem nenhum patrão, ao contrário, nós organizamos e formamos os trabalhadores para acabar com esse sistema que só beneficia os ricos”.

Faça Parte, conheça o PSTU

Conheça você também o PSTU. Cadastre-se pelo no site para receber os nossos informativos e conversar com um dos nossos militantes sobre como você também pode ajudar a construir uma organização revolucionária para libertação dos trabalhadores no Brasil e no mundo.