Redação

Vera é a pré-candidata do PSTU à Presidência do Brasil. No próximo sábado, dia 19, às 16h30, será realizada a plenária-live de lançamento e de apresentação da pré-candidatura como proposta ao Polo Socialista e Revolucionário.

Precisamos construir uma alternativa socialista e revolucionária em nosso país, a nossa pré-candidatura está a serviço dessa luta. Por isso, vamos apresentá-la como proposta ao Polo Socialista e Revolucionário, que reúne organizações que concordam que nossa tarefa nas eleições é apresentar um projeto socialista e de classe, e não um projeto capitalista de conciliação com empresários e banqueiros”, destaca Vera.

De acordo com ela, a tarefa mais urgente é colocar para fora Bolsonaro e Mourão, responsáveis pelas mais de 650 mil vidas perdidas em nosso país para a covid-19. “Bolsonaro aprofundou a crise econômica existente no país e acelerou todas as mazelas que já afligiam a vida dos trabalhadores e do povo pobre: a fome, o desemprego, os baixos salários, a destruição do meio ambiente, as opressões, a carestia e a rapina, desmantelamento e entrega do país aos oligopólios e super-ricos internacionais e seus sócios nacionais”, pontua.

‘Enfrentar  super-ricos, latifundiários, banqueiros’

Por isso, para mudar de verdade o país e a vida do povo, é necessário adotar medidas profundas, que irão se enfrentar com os super-ricos, latifundiários, banqueiros e grandes empresários, que ficam com a riqueza produzida pelos trabalhadores”, completa.

A quem cabe a tarefa da defesa dessas medidas? “Cabe ao PSTU e ao Polo Socialista e Revolucionário, já que o PT, PCdoB e a maioria da direção do PSOL estão construindo uma frente ampla com setores da grande burguesia, o velho projeto de conciliação de classes, que no final dos mais de 13 anos de governos do PT levou à desmobilização, frustração, desorganização e desmoralização da classe trabalhadora e fertilização do terreno para crescimento da extrema direita”, diz Vera.

“Precisamos de uma verdadeira transformação social”

Foto: Romerito Pontes

A pré-candidata do PSTU conclui reafirmando a luta por uma sociedade igualitária, uma sociedade socialista: “O Brasil precisa de uma verdadeira transformação social. Não podemos aceitar que quase 20 milhões de brasileiros não tenham o que comer diariamente, sendo que somos o quarto maior produtor de grãos no mundo. Só um sistema cruel como o capitalismo, que coloca o lucro acima da vida e das necessidades básicas do nosso povo, é capaz de tal barbaridade. Por isso, defendemos, sim, outro modelo de sociedade, igualitária, onde os trabalhadores possam governar através dos conselhos populares, uma sociedade socialista.”

Participe

COMO PARTICIPAR DA PLENÁRIA-LIVE

A plenária-live terá início às 16h30 (horário de Brasília) e será realizada pela plataforma Zoom. Para participar, basta falar com as/os militantes do PSTU e você receberá o link de acesso à sala. Você pode acompanhar a plenária-live também pelo Facebook e canal do PSTU no YouTube. Venha com a gente construir uma alternativa socialista e revolucionária!

Saiba mais

QUEM É VERA?

Vera é natural de Inajá, cidade localizada no Sertão de Pernambuco. Tem 54 anos, é casada, tem duas filhas e uma neta. Operária sapateira, Vera é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe.

Ainda menina, deixou sua terra natal junto com seus pais, que partiram em busca de melhores condições de vida e da garantia de educação aos filhos. Como a maioria dos sertanejos que chegam à grande cidade, foi morar na periferia, no bairro Conjunto Jardim, na cidade de Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju.

Desde menina teve que estudar e trabalhar. Foi datilógrafa, faxineira e garçonete.

Aos 19 anos, ao lado de outras mulheres negras, pobres, moradoras das periferias, começou a trabalhar em uma fábrica de calçados. Foi aí que começou sua militância. Está no PSTU desde a sua fundação, em 1994.

Foi candidata a governadora de Sergipe, a prefeita de Aracaju e a deputada federal.

Em 2018, foi candidata à Presidência da República e teve como vice o professor Hertz Dias, do Maranhão. Juntos, formaram a primeira chapa 100% negra a disputar a Presidência do Brasil.

Em 2020, Vera foi a primeira mulher negra a disputar a Prefeitura de São Paulo (SP), cidade onde mora atualmente.