PSTU-RN

Tiago Silva, de Natal (RN)

O governo Fátima Bezerra (PT/PCdoB) publicou nesta quarta-feira (23) decreto que libera eventos massivos já a partir de julho, finalizando a abertura completa em setembro. De acordo com o documento, em 23 de julho os locais de eventos sociais e recreativos já vão poder funcionar com 20% da capacidade e em 17 de setembro, com 100%.

Esse é mais um exemplo da irresponsabilidade de Fátima e de seu governo diante da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Norte. O comércio, por exemplo, foi aberto precipitadamente, mesmo sem a pandemia nunca ter sido controlada e com a ocupação dos leitos acima de 90%. A governadora também rejeitou decretar lockdown, como propôs o Sindsaúde/RN, e ainda editou decretos insuficientes, apenas com restrição limitada de circulação de pessoas.

O saldo dessa irresponsabilidade são os números da pandemia no estado. Segundo o Boletim Epidemiológico da Sesap/RN, até a terça-feira (22), o RN registrava 292.304 casos confirmados e 6.640 óbitos em decorrência da Covid-19.

Fátima Bezerra deveria usar o espaço que ocupa para defender os interesses das trabalhadoras e trabalhadores, e não o dos ricos e poderosos. Dessa forma, seu governo é tão irresponsável quanto o do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), ou o do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na prática, a governadora do PT acaba colaborando com a política de genocida em curso no país.

Para Rosália Fernandes, trabalhadora da saúde e militante do PSTU, é preciso dar um basta no governo genocida de Bolsonaro e na política de prefeito e governadores que colaboram com essa situação. “Nossas vidas importam! Precisamos lutar contra todos os governos que nos oprimem, exploram e empurram a nossa classe para a morte. Temos que fortalecer o fora Bolsonaro e Mourão já, com vacina para toda a população e construir o próximo dia nacional de lutas, no dia 24 de julho, rumo a uma greve geral sanitária nesse país. Todas as organizações dos trabalhadores precisam estar a serviço dessa luta.”, defende Rosália.