Zé Leandro era militante do PSTU em Sergipe desde o início dos anos 2000 | Foto: PSTU Sergipe
Vera, de São Paulo (SP)

Vera Lúcia, da direção nacional do PSTU, que militou muitos anos com Zé Leandro em Sergipe

É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do companheiro Zé Leandro, também conhecido como ‘Capela’, em alusão ao município onde nasceu em Sergipe.

Zé Leandro firmou sua militância nas fileiras do PSTU/SE durante a campanha contra o Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca), no início dos anos 2000. De lá para cá, participou ativamente de todas as atividades e campanhas do PSTU.

Zé Leandro também participou da construção da CSP-Conlutas e, como morava próximo da cidade de Carmópolis, participou de várias manifestações, assembleias e greves dos petroleiros diretos e dos terceirizados.

Zé Leandro, em atividade política do PSTU, entrega o panfleto do partido aos petroleiros em Carmópolis | Foto: PSTU-SE

Como peão de trecho, trabalhou em várias empreiteiras grandes e pequenas como soldador, quando o trabalho terceirizado não era ainda a principal forma de contratação. E foi na dureza da vida e nas lutas contra os calotes, os baixos salários e as condições de trabalho, que este homem destemido e inquieto foi forjado. Um lutador que defendia a sua classe social contra os patrões, os governos e o capitalismo. Contava com alegria e saudades das várias greves que participou e organizou pelo país, enquanto falava o seu bordão “A casa caiu!”.

Aposentado por invalidez, retornou à sua cidade, e como um socialista, se dedicou a construção do partido revolucionário. Pelas ruas de Capela, com uma bandeira do PSTU, lá ia Zé Leandro distribuir panfletos na feira, nas escolas e nas praças.

Como amante do reggae, dançava ao som de Edson Gomes nas greves ou passeatas. Mas era mesmo apaixonado pelas músicas de Bob Marley.

Capela perde um filho e o PSTU perde um soldado valoroso.

Nossos sentimentos aos seus familiares, amigos, companheiros e camaradas do PSTU/SE.

Zé Leandro, presente!

Zé Leandro, em atividade política, distribui o panfleto do PSTU na feira em Capela | Foto: PSTU Sergipe