Redação

A Funai iniciou, nesta terça-feira, 7, os estudos para a identificação e delimitação do Território indígena da Aldeia Engenho, do povo Tremembé, no Maranhão. É a primeira fase para a demarcação do território indígena no Engenho em São José do Ribamar. Esse processo estava emperrado após três anos de uma decisão judicial que obrigava a Funai a criar o Grupo de Trabalho de identificação e delimitação da área.

Essa vitória foi o resultado de muita luta e resistência do povo Tremembé, com o apoio do movimento sindical e popular. “Estamos muito felizes e gratos pelas contribuições dos envolvidos, e destaco a importante e decisiva atuação da CSP-Conlutas, juntamente com o Dr Waldemir Soares, que foram e são pilares principais para essa conquista“, afirmou Küna Yporã Tremembé, da Executiva Nacional da CSP-Conlutas e ex-candidata à Vice-Presidência pelo PSTU.

Agradeço em nome de todo o Povo Tremembé da Aldeia Engenho por mais essa vitória.E sigamos firmes e cada vez mais fortes na luta por direitos de todos,assegurando dignidade e respeito! Agora é continuar cobrando a Demarcação de todos os territórios no Brasil“, reforça.