Com luta, povo Tremembé conseguiu fazer avançar demarcação de seu território na Funai | Foto: CSP-Conlutas
CSP Conlutas

Central Sindical e Popular

Na manhã desta quinta-feira (15), o Povo Tremembé de Engenho acordou com jagunços e máquinas pesadas em seu território, localizado em São José de Ribamar, zona metropolitana de São Luís (MA), sob ameaças de destruição das plantações e violência contra o povo.

O território do povo indígena Tremembé é alvo de disputa com o ex-deputado estadual Alberto Franco. Os indígenas já obtiveram o reconhecimento do território que passa por processo de demarcação junto à FUNAI.

Até o momento, a Polícia Federal não se manifestou sobre a coação sofrida pelo indígenas e não há qualquer patrulhamento ou respostas às denúncias dos indígenas.

Saiba mais

O conflito na comunidade Engenho, localizada na Estrada da Mata, em São José de Ribamar, começou em 2008, quando o ex-deputado estadual Alberto Franco reclamou para si a posse da área de 74 hectares, onde já viviam cerca de 70 famílias desde meados de 1950.

O ex-deputado pretende construir um condomínio na área, mas, o Ministério Público do Estado, por meio da Promotoria Agrária, ingressou com uma ação pedindo a anulação do título de propriedade apresentado por Alberto Franco, suspeito de grilagem de terras.

Durante as investigações, a perícia concluiu que os documentos apresentados pelo ex- parlamentar foram falsificados.

“A grilagem tenta derrubar a mata, plantações e as casas do povo. Fazemos um chamado a todos para somar no território e proteger nossa terra”, denunciou em suas redes sociais a indígena e integrante da SEN da CSP-Conlutas Raquel Tremembé.