Alina Bárbara López Hernández é uma conhecida intelectual cubana, marxista, professora e historiadora, e que fez parte da direção do site La Joven Cuba. Seus artigos foram publicados em diversos sites da esquerda política global. Alina exigiu a libertação dos presos políticos cubanos em 11 de julho de 2021 e denunciou a repressão contra intelectuais independentes como Jorge Fernández foi.

Esta atitude de confronto com a arbitrariedade da ditadura de Díaz-Canel levou a um sistemático assédio do regime e do aparato de Segurança do Estado (SE) cubano.

Fontes próximas a Alina indicam que, nesta quarta, às 9h30, ela foi detida enquanto se dirigia para seu trabalho. Trata-se de uma detenção absolutamente arbitrária sem qualquer motivo, ou acusação, como já é costume no funcionamento da Ditadura, que tem repetido esse modus operandi para intimidar e enfraquecer os opositores políticos.

No momento em que escrevemos esta nota, Alina não tem paradeiro conhecido desde o seu desaparecimento.

Fazemos um apelo internacional para sua aparição imediata. É inaceitável os sistemáticos sequestros e torturas psicológicas e privações desumanas perpetradas pelo regime cubano!

Exigimos a libertação imediata de Alina López Hernández, bem como todas as garantias para encontrá-la física e mentalmente bem.

Liberdade aos presos políticos cubanos!

Repressão e medo não têm nada de socialismo!