A mobilização protagonizada por mulheres durou 32 dias no momento mais letal da pandemia da COVID-19 | Foto: Roosevelt Cássio/Sindmetal SJC
Redação

Quando a LG Eletronics decidiu fechar sua divisão fabril de smarthphones, as operárias de três fábricas terceirizadas – Blue Tech, Sun Tech e 3C -, localizadas em São José dos Campos e Caçapava (SP), levantaram-se em uma combativa greve para garantir seus direitos. A mobilização protagonizada por mulheres durou 32 dias no momento mais letal da pandemia da COVID-19.

A greve das operárias terceirizadas da LG é mais uma página das lutas do povo brasileiro, escrita por centenas de operárias aguerridas, apoiadas por trabalhadores socialistas e mobilizadas por um sindicato combativo, que ousou mobilizar e politizar, mesmo diante da maior tragédia vivida pelos brasileiros e brasileiras no período recente. 

Este livro faz mais que apresentar a greve. A partir da narrativa de lideranças e participantes dessa luta e do diálogo da teoria com a prática, as autoras analisam as várias dimensões do processo, desde as razões que levaram a LG a deixar de fabricar celulares até o desfecho da greve, com a conquista da indenização social, e a especificidade de ter sido protagonizada por mulheres. 

Por meio dos relatos, o leitor vai se deparar com a dureza e complexidade do momento pandêmico; os meandros da terceirização e suas consequências para a saúde e segurança das trabalhadoras; as questões de gênero e a relação entre opressão e exploração: ser mulher, operária e dirigente; a greve mesma e suas dificuldades e as conclusões extraídas pelos vários atores sociais envolvidos no processo. 

A organização sindical e política aplicada nas fábricas terceirizadas fez com que uma luta econômica pudesse concretizar vitórias políticas. Todas essas dimensões são tratadas de forma combinada com emoção e a crueza de um processo grevista que enfrentou e dobrou uma grande multinacional, a LG Eletronics.

Lançamento 

FEITA POR ELAS, NARRADA POR ELAS: A greve das operárias terceirizadas da LG
Lançamento: 11 de agosto
Local: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região
Endereço: Rua Mauricio Diamante, 65, Centro. São José dos Campos/SP
Horário: 19h

Disponível para venda pelo site. Clique aqui.
E-
mail: [email protected]
WhatsApp: (11) 98649-5443