Telegrama recebido pelos operário da GM na manhã de hoje, 21/10 | Foto: Arquivo Pessoal
Redação

A General Motors (GM) realiza demissão em massa por telegrama em três fábricas no Brasil: São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes, todas elas em São Paulo.

Os operários demitidos da empresa foram comunicados por telegrama na manhã de hoje, 21/10. O número de trabalhadores afetados pela medida não foi informado pela montadora. Procurada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, a empresa se negou a detalhar a violenta e injustificada decisão.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos está convocando uma assembleia de emergência com os metalúrgicos da GM para amanhã, dia 22, às 10h, na sede do Sindicato.

Assista ao vídeo com Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, e militante do PSTU:

O sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos exige o cancelamento das demissões e a reintegração dos trabalhadores. Em nota, a entidade sindical afirma que tem acordo por estabilidade que foi “descumprido nessa ação arbitrária da empresa”.

A GM em São José dos Campos tem cerca de 4 mil trabalhadores e produz os veículos S10 e Trailblazer. Em São Caetano, onde são fabricados os modelos Spin, Tracker e Montana, são mais de 7 mil trabalhadores.

A unidade de Mogi das Cruzes conta com cerca de 500 trabalhadores e produz peças de montagem para a S10.