LIT-QI

Liga Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional

Publicado originalmente no site da LIT-QI

Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional

A chamada Marcha Cívica pela Mudança, chamada pela plataforma “Archipélago”, não se concretizou. Havana amanheceu completamente militarizada. Os principais organizadores do protesto foram presos, desaparecidos ou impedidos de sair de suas casas por cercos policiais acompanhados de atos de repúdio (escraches) de multidões leais ao regime. Na véspera, o prédio onde Mora Yunior García, líder do “Archipélago” que havia anunciado uma “marcha solo”, foi cercado por dezenas de policiais e um militar pró-governo.

O regime tentou sempre passar uma imagem de normalidade, apesar das centenas de policiais e militares que percorreram os principais pontos da capital. O governo promoveu eventos por ocasião do reinício do ano letivo, do 502º aniversário da fundação de Havana e, sobretudo, das celebrações pela reabertura do turismo após a pandemia, o principal negócio entre a alta hierarquia das forças armadas e o imperialismo europeu. Enquanto Miguel Díaz-Canel sorria para os fotógrafos do Granma, dezenas de opositores foram sitiados em suas casas, muitos deles foram presos e até desapareceram. A contagem preliminar indica que de 3 de novembro até o momento houve 56 prisões, 27 delas ocorreram no dia da marcha. Dessa lista, oito pessoas continuam desaparecidas e 21 permanecem presas.  Esses ativistas se juntam aos mais de 650 presos políticos que permanecem detidos após os protestos históricos de 11 de julho.

O regime conseguiu evitar o 15N, embora esteja longe de ter suprimido o descontentamento popular e evitado possíveis explosões sociais semelhantes ao 11 de julho.

Leia também

Especial da LIT-QI: O que acontece em Cuba?

Seu único recurso para desativar o 15N foi a imposição de um verdadeiro clima de terror. Como o “Archipélago” pediu autorização oficial, os líderes cubanos não só proibiram o protesto, como advertiram que todo o peso da lei cairia sobre seus organizadores. Eles intensificaram a sinistra campanha de calúnias e ameaças. Eles apertaram a porca da repressão mais firmemente. Algumas semanas antes do 15N, o regime cubano deu sentenças sumárias de até 25 anos de prisão aos manifestantes de 11 de julho. A intenção era mostrar “punições exemplares”, para semear o medo. Houve demissões e todas as formas de intimidação. Na reta final, as operações de gângsteres em frente às casas dos opositores e a militarização da capital acabaram impedindo a marcha.

No entanto, como propomos, nada está perdido. 11 de julho marca um antes e depois na vida política cubana. As dificuldades materiais e a opressão da bota ditatorial estão se tornando mais insuportáveis a cada dia. Ninguém pode descartar novos surtos, novos protestos, espontâneos ou não, porque a situação objetiva permanece desesperadora e porque o povo cubano, corajoso, sabia e saberá como romper com sua libertação.

A plataforma “Archipélago”, que tem o mérito de tentar dar continuidade nas ruas à explosão popular de 11 de julho, evidenciou o golpe de intimidação e o terrível cerco imposto pela ditadura. Nos dias anteriores foi notável, especialmente nos principais porta-vozes do grupo, uma ênfase no discurso pacifista. O anúncio da “marcha solo” de Yunior García segurando uma rosa branca, uma ação individual que teria tido um efeito meramente simbólico, causou confusão. Foi interpretada como uma “mudança de estratégia”, que provavelmente deu espaço para uma sensação de recuo e desmobilização. O debate sobre como enfrentar uma ditadura feroz, pronta para todos os tipos de violência contra qualquer oposição, deve ser reforçado entre ativistas cubanos à luz do equilíbrio de 15N.

Apoio e solidariedade da LIT-QI

O LIT-QI apoiou o 15N e continuará a se solidarizar com iniciativas que confrontam a ditadura capitalista cubana, que promovem a organização independente e a mobilização popular para conquistar as liberdades democráticas e melhorar as condições de vida da classe trabalhadora. Fazemos isso e o faremos com a perspectiva de dar a essas lutas um perfil não só anti-ditadura, mas abertamente socialista e anti-imperialista.

Por esta razão, reiteramos nossa rejeição a qualquer interferência imperialista no processo e alertamos nossos irmãos de classe em Cuba para os interesses nefastos de Washington e Miami. Não há confiança no imperialismo e seus agentes. Nossa perspectiva de luta anti-ditadura faz parte da estratégia de uma nova revolução socialista na ilha, que recupera todas as conquistas de 1959.

A tarefa imediata, além do equilíbrio político dos muitos fatores que influenciaram o 15N, é redobrar os esforços, dentro e fora de Cuba, para a libertação de todos os presos políticos; a garantia total da liberdade de expressão, reunião, organização e manifestação; o fim de todos os atos de repúdio contra os opositores do regime. A luta está apenas começando. Toda experiência, democraticamente debatida, deve fortalecer o movimento que acordou em 11 de julho.

  • Pelo direito do povo cubano de se expressar, reunir, se organizar de modo independente e se manifestar!
  • Liberdade aos presos políticos em Cuba!
  • Nenhuma interferência imperialista na ilha!
  • Abaixo a ditadura capitalista de Díaz-Canel!