Lula livre não representa os atos em defesa da Educação

Juventude do PSTU

Durante evento realizado pelo PT em sua campanha de “Lula Livre”, realizado neste domingo, 2, em São Paulo, a presidente do partido, Gleisi Hoffman, disse que “Lula e educação são pautas inseparáveis”, dando a entender que a sigla deseja impor sua bandeira pela liberdade de Lula nas manifestações em defesa da Educação.

Para a Juventude do PSTU, isso seria um erro grotesco. Se por um lado cada manifestante ou organização deva ter toda liberdade de levar a reivindicação que for às ruas, por outro, essa política da direção do PT seria um verdadeiro desserviço à luta contra os cortes na Educação pelo governo Bolsonaro e a reforma da Previdência. Essas foram as bandeiras pelas quais centenas de milhares de estudantes, pais de alunos e profissionais da Educação, com o apoio ativo de várias categorias, fizeram paralisações e foram às ruas nos dias 15 e 30 de maio. E são por essas reivindicações, além do emprego, que se organiza uma Greve Geral para o dia 14 de junho.

Para o PSTU, tentar impor a pauta de “Lula Livre” nos atos em defesa da Educação e contra a reforma só divide a classe trabalhadora e a juventude, ajudando o próprio governo Bolsonaro que busca deslegitimar as manifestações que ganharam as ruas de todo o país. O PT, diante da seletividade da Justiça, acaba defendendo a impunidade. O PSTU, ao contrário, defende a prisão e o confisco dos bens de todos os corruptos e corruptores, e por isso não faz parte do movimento “Lula Livre”. O PT tem todo o direito de levar essa reivindicação nos atos, ou fazer manifestações por essa pauta, mas não impor como unitária uma bandeira que só divide o movimento, colocando seus interesses eleitorais acima dessa luta.

É hora de unificar a luta dos estudantes pela educação com a defesa das aposentadorias contra a reforma da Previdência. É por essas reivindicações que poderemos ter a unidade com a força que vimos em maio. E será por essas bandeiras que faremos uma grande Greve Geral no próximo dia 14.

Juventude do PSTU