PSTU Ceará

O Grupo Guararapes, gigante no setor de moda no país (que controla a rede varejista Riachuelo), anunciou nesta terça-feira,10, o fechamento de sua última fábrica em Fortaleza (CE). Anteriormente já havia fechado outras duas unidades. A fábrica de confecção estava presente no Ceará desde meados dos anos 1970 e, com encerramento das atividades, demitirá 2 mil trabalhadores e trabalhadoras.

Os patrões alegam que irão centralizar a produção em Natal (RN), e que tal decisão é parte do planejamento estratégico com foco na otimização da operação fabril, na eficiência e competitividade.

Cabe ressaltar que, para manter suas instalações em Fortaleza, a empresa recebeu inúmeros incentivos fiscais, dos diversos governos durante quase meio século. E agora, decide unilateralmente fechar a fábrica e jogar milhares de pais e mães de família na rua.

Na verdade, o que a empresa não diz é que procura, com esta decisão de reestruturação, reduzir ao máximo seus custos de produção, reforçando também a superexploração da mão-de-obra. E tudo isso com intuito de manter e ampliar sua taxa de lucro. Faz isso demitindo em massa, fechando fábricas e jogando nas costas dos trabalhadores e trabalhadoras o peso desta decisão arbitrária.

Neste sentido, o fechamento da Guararapes é um ataque ao conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras. É necessário uma luta unificada contra a demissão em massa. Os sindicatos e centrais sindicais devem estar à frente desta resistência, para fazer a empresa recuar desta medida. E devemos exigir que os governos cobrem a devolução de todos os incentivos fiscais que foram feitos ao grupo.

O PSTU é solidário aos operários e operárias. Somos contra o fechamento da Guararapes e a demissão em massa! Exigimos estabilidade aos trabalhadores e garantia de todos os direitos! Por uma jornada de luta unificada contra as demissões!