Em 1985 foi aprovada a Lei nº 4.649, que declarou o dia 3 de agosto como o Dia do Capoeirista | Foto: Divulgação
Redação

A capoeira é uma representação cultural afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, que se desenvolveu principalmente no estado da Bahia. Porém, atualmente é difundida em todo o país.

Em 1890, a capoeira foi proibida no Brasil, e só foi liberada em 1930. Em 7 de agosto de 1985 foi aprovada a Lei nº 4.649, que oficialmente declarou o dia 3 de agosto como o Dia do Capoeirista.

A história e a origem da capoeira estão atreladas à própria história do Brasil enquanto país. Isso porque a capoeira foi desenvolvida por volta do século XVII, pelos negros escravizados. A arte era treinada de forma escondida, já que servia como arma de luta contra os senhores de engenho.

Assim, a capoeira surgiu enquanto defesa pessoal, uma vez que os negros escravizados no país não possuíam armas para se defender e lutar contra a opressão e a exploração impostas pelos senhores de engenho. Dessa forma, o corpo e os seus movimentos se tornaram a própria arma.

Distingue-se de outras artes marciais através da musicalidade, onde os praticantes chamados capoeiristas aprendem, além de lutar e a jogar, a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A capoeira praticada na atualidade possui duas grandes vertentes: a angola, que apresenta movimentos mais rasteiros e teve como principal expoente o mestre Pastinha; e a regional (inicialmente chamada Luta Regional Baiana), que possui movimentos mais aéreos e teve como principal expoente o mestre Bimba. Esta última foi criada em Salvador, cidade onde foi fundada a primeira academia/escola de capoeira do Brasil, em 1937.

Filmes

Separamos 5 filmes que mostraram a arte da capoeira na prática nas telas de cinema.

1) Pastinha! Uma Vida Pela Capoeira
O documentário, produzido em 1998 por Antônio Carlos Muricy, narra a vida e os pensamentos do maior mestre da Capoeira Angola do século XX, Mestre Pastinha. Filmado em Salvador, Rio de Janeiro e New York, o filme se aprofunda nos fundamentos da Capoeira Angola e seu guardião, Pastinha, que defendeu uma capoeira de paz e respeito aos seus praticantes.

2) Besouro
Baseado em uma história real, o filme dirigido por João Daniel Tikhomiroff conta a vida do reconhecido capoeirista Manuel Henrique Pereira que se transformou num dos grandes mestres da capoeira.

3) Cordão de Ouro
Produzido em 1976, o filme dirigido por Antônio Carlos da Fontoura representa um marco na história da capoeira no cinema, como o primeiro filme com um herói representado por um capoeirista. Realizado em plena ditadura militar, o longa surpreende ao contar a história de um escravo que se rebela contra o sistema.

4) Capoeira – Um Passo a Dois
Dirigido por Jorge Itapuã, o filme retrata dois capoeiristas viajantes que partem em uma jornada pelo mundo para conhecer a capoeira de outros países. Eles cruzam a Europa e passam por Israel, Índia, Estados Unidos, Japão e Indonésia.

5) Mestre Bimba – A Capoeira Iluminada
Com direção de Luiz Fernando Goulart, lançado em em 2005, o longa-metragem conta a história de Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, um grande nome da capoeira, fundador e criador da Capoeira Regional Baiana.