Leninha é demitida política da Petrobrás e luta por tratamento médico, para combater doenças adquiras na Refinaria da Petrobrás na Bahia
Redação

Em meio às lutas da categoria petroleira, cresce o apoio e a solidariedade à Edilene Farias, a Leninha, petroleira demitida política, que está acampada há 29 dias na porta do Edifício Senado (Edisen), no Rio de Janeiro. Leninha é ativista da CSP-Conlutas e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), e integra o Coletivo Insurgência pela Base (oposição à direção do Sindicato dos Petroleiros da Bahia).

Leninha luta por tratamento de doenças que foram causadas pelos dez anos que trabalhou na Refinaria de Mataripe, na Bahia. O tratamento foi interrompido após sua demissão (Saiba mais aqui).

“No primeiro governo Lula, quem denunciavam acidentes e o descaso da Petrobras eram censurados por diretores da empresa. Não podiamos falar mal do ‘governo dos trabalhadores’. Eu não parei de fazer as denúncias e recebi diversos avisos, até que um dia, no meio de uma licença médica toda documentada, fui demitida”, relata Leninha.

“Eu estou aqui porque minha doença está se agravando. Em vez de eu ficar sozinha em casa com medo de morrer, eu vim para cá fazer a mesma coisa que eu faço em casa, a única que consigo fazer por causa da minha doença: ficar deitada. Eu quero compartilhar o meu medo de morrer com eles. Melhor morrer na frente da Petrobras do que em casa sozinha. Eu só saio daqui para o hospital, com tratamento, ou para o cemitério. Eu só não imaginava que iria durar tanto tempo”, completa.

Leninha recebe apoio do Sindicato dos Petroleiros do RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

A categoria tem emitido apoio à Leninha. O Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro tem contribuído na manutenção do acampamento, batizado de “Acampamento Luta Petroleira”. Trabalhadores de outros Estados têm ido ao acampamento levar apoio e fazer companhia à Leninha.

Quanto às reivindicações em torno a pauta da Leninha, a Petrobrás informou em ofício à FNP, que está providenciando com o Governo Federal o tratamento das doenças ocupacionais. A FNP respondeu ao ofício da Petrobras, indicando que o Hospital São Rafael, em Salvador, tem profissional capacitado e, portanto, é o local adequado para o tratamento. “O acampamento seguirá em pé até a resposta final da empresa”, enfatiza Leninha.

Apoio político

Leninha é militante do PSTU na Bahia. É reconhecida por sua luta e por sua garra em defesa da classe trabalhadora e do socialismo. Além do apoio do PSTU, outras organizações políticas têm levado o apoio à Leninha, a exemplo de parlamentares do PSOL.

Hilton Coelho, deputado estadual na Bahia, já se posicionou e emitiu nota em solidariedade à Leninha em suas redes sociais, ajudando a divulgar a luta dela no Rio de Janeiro.

Glauber Rocha, deputado federal do PSOl-RJ, no Acampamento Luta Petroleira, leva apoio apoio e solidariedade à Leninha

Na última sexta-feira, dia 2, Leninha recebeu a visita do deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ), com seus assessores. Ele ouviu toda a história da injustiça praticada pela Petrobrás e tomou conhecimento das necessidades médicas urgentes decorrentes das doenças ocupacionais. Glauber garantiu enviar um ofício à Petrobrás solicitando o tratamento de Leninha.

Campanha financeira

O acampamento conta com o apoio e solidariedade das petroleiras e petroleiros de todo o Brasil, e de trabalhadores de outras categorias. Para seguir mantendo o acampamento, está sendo realizada uma rifa de uma Smart TV HD LED 32” Samsung. Participe da rifa aqui.

Você pode contribuir também através do PIX: 71983472143 (telefone).